As atividades programadas para as Festas de São Pedro, em Porto de Mós, em cujo recinto ocorreu ontem uma explosão, vão manter-se após parecer positivo ao nível da segurança, anunciou a Câmara.
“Após a avaliação de todas as entidades externas, incluindo as que certificam as redes infraestruturais de abastecimento energético, foi dado parecer positivo em termos de segurança para o normal funcionamento das tasquinhas. Deste modo, o recinto das festas e todas as atividades programadas decorrerão com normalidade”, divulgou o município.
No comunicado, a autarquia presidida por Jorge Vala adiantou que o “recinto das Festas de São Pedro sofreu um incidente no decorrer desta tarde [na quarta-feira], tendo-se registado um incêndio e explosão”.
“A situação foi prontamente controlada pelos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós, que chegaram rapidamente ao recinto”, referiu a Câmara, esclarecendo que “o incidente ocorreu fora das tasquinhas, embora, por precaução, as duas tasquinhas mais próximas tenham sido temporariamente encerradas”.
No comunicado, o município de Porto de Mós agradece “todo o empenho por parte dos elementos da Proteção Civil, desejando as rápidas melhoras aos dois bombeiros feridos no decorrer da operação”.
Na sequência do incêndio que evoluiu para a explosão de uma botija de gás, ficaram feridos dois bombeiros, um deles gravemente, que foi transportado para uma unidade hospitalar de Coimbra.
O bombeiro ferido ligeiro foi assistido no Centro de Saúde de Porto de Mós e já está em causa, informou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós, Elísio Pereira.
O responsável da corporação explicou que “várias botijas de gás rebentaram” e que “o incêndio que existia na altura do rebentamento afetou alguns ‘stands’ de expositores, incluindo um de veículos motorizados, e tasquinhas”.
“As botijas estavam a ser utilizadas nas tasquinhas”, afirmou.
Fonte do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária acrescentou à Lusa que está a investigar as causas do acidente.