O dj e produtor Kura, natural de Leiria, apresenta este sábado, dia 27, uma mistura eletrónica e fado no famoso festival Tomorrowland, que decorre na pequena cidade belga de Boom, no distrito de Antuérpia, na Bélgica.
Kura, que já tocou em diversas edições anteriores do Torrowland, espera voltar a contar com o apoio do público nacional. “Apesar de cada ano ter a sua particularidade, todos têm uma semelhança que é o apoio dos portugueses que se deslocam em massa para assistir à minha atuação como de outros artistas portugueses”, afirmou o dj Kura, em entrevista à agência Lusa.
Alguns dos seus mais recentes trabalhos juntam a tradição à música eletrónica com fado, como é o caso das faixas “Sentir saudade” (com Bia Caboz) e “O vento” (com Jéssica Cipriano e Letus et). Este ano fez também parcerias com os artistas portugueses Nuno Ribeiro e Diogo Piçarra (para, respetivamente, a canção “Eu prometo” e o remix de “Sorriso”).
A aposta no fado “sempre foi algo que quis fazer” mas só agora se sentiu “preparado musicalmente”, dado requerer “algum cuidado” por se tratar da língua portuguesa e de um estilo musical Património da Humanidade, explicou o dj de 36 anos, de seu nome Rúben de Almeida Barbeiro.
Porque incorporar o fado no seu ‘set’ era “um risco grande”, convocou diversos convidados para este exercício, de modo a que “saísse bem e fizesse jus ao carinho que tem na memória coletiva dos portugueses (e não só)”.
Kura levará alguns desses trabalhos para a atuação deste sábado no Tomorrowland, onde sonha atuar no palco principal, feito que ainda não conseguiu atingir. Para isso, reconhece, tem de atingir um patamar de “incontestável” que, na indústria da música eletrónica, só está reservado a um punhado de artistas.
“Para ser um incontestável tenho de ser um incontestável globalmente”, como Tiësto, Steve Aoki ou David Guetta, acrescentou.
É na cidade belga de Boom, com menos de 20 mil habitantes, que todos os anos desde 2005 se juntam fãs da música eletrónica para ver alguns dos djs mais conhecidos do mundo, num festival que começou por contar com uma audiência de 10 mil pessoas para, hoje em dia, ter 400 mil participantes vindos de 200 países, distribuídos por dois fins de semana.
Ao todo, um total de 800 artistas atua nos 16 palcos ali montados, num complexo que é do tamanho de 63 campos de futebol e requereu 52 dias de montagem. O cartaz deste ano tem como mote “Vida” e conta com nomes de topo como Alesso, Armin van Buuren, David Guetta, Dimitri Vegas & Like Mike, Hardwell, Sebastian Ingrosso, Swedish House Mafia ou Tiësto.