Será o décimo primeiro regresso de Leiria à Idade Média. O Leiria Medieval arranca dentro de poucos dias: decorre de 18 a 21 de julho. “1135: A Fundação do Castelo” é o tema da edição deste ano.
Dos jantares medievais, aos mercadores, dos artífices ao acampamento militar. O espírito medieval regressa para transportar a cidade do Lis para os tempos do passado: os da fundação do Castelo de Leiria.
“É com o então Conde D. Afonso Henriques que nasce o Castelo de Leiria, foi considerado como um suporte poderoso à entrada dos exércitos cristãos em terras muçulmanos, tendo sido tomado pelos mouros e recuperado pela mão do futuro primeiro rei de Portugal num espaço de quatro anos”, recorda nota do município de Leiria, entidade promotora do evento.
E prossegue com o fio da história: “Após a formalização do Reino português, Leiria enfrenta um período de estabilidade, durante o qual D. Afonso Henriques escolhe D. Paio Guterres, a principal personagem do Leiria Medieval deste ano e um dos seus mais prestigiados companheiros, como seu alcaide, orientador, organizador e defensor”.
D. Paio Guterres foi o primeiro alcaide do Castelo de Leiria e é figura central da edição deste ano. De acordo com a organização, os visitantes do certame podem contar com mercadores, artesãos e artífices no centro histórico, no Mercado Medieval. Por sua vez, o Castelo será “o principal palco das atuações musicais, teatrais e das performances artísticas”.
Nesta oferta de vislumbre do passado, inclui-se o Jardim da Vala Real. Aí “não vai faltar o Acampamento Militar com as tradicionais demonstrações de lutas entre os senhores da guerra, e será na Igreja da Misericórdia que vão realizar as Conversas da Idade Média, momentos que abordam diversos temas da Leiria na época medieval”.
Os jantares medievais estão igualmente incluídos no menu deste ano, obrigando a inscrição prévia através do email comercial@restaurantemeeting.pt.
A totalidade dos eventos previstos está disponível no programa da iniciativa disponível aqui. A Câmara de Leiria lembra que “a participação no Leiria Medieval é gratuita, estando apenas a entrada no Castelo sujeita à compra do bilhete de acesso ao espaço para os momentos que se realizarem durante o horário normal de funcionamento” do monumento.