Denis Hrabar terminou a prova de decatlo em quarto lugar, fazendo a melhor marca de sempre de Portugal no escalão sub18, nos Campeonatos Europeus sub18, que se realizaram em Banska Bystrica (Eslováquia), naquela que foi a disciplina que terminou a competição, este domingo.
O balanço final da competição conta com quatro finalistas, igualando-se assim as prestações de 2016 e 2018 com os mesmos quatro finalistas. por intermédio de Diogo Bandeira e Natacha Candé, ambos em sexto lugar no salto em altura e no heptatlo, respetivamente; Cristina Neves, oitava nos 400 metros barreiras; e, finalmente, Denis Hrabar, quarto no decatlo.
E é precisamente no decatlo que surge a melhor classificação de Portugal, com o quarto lugar de Denis Hrabar, com um total de 7.268 pontos, um recorde de Portugal alcançado na Eslováquia, melhorando em 82 pontos o anterior recorde que já lhe pertencia. Depois de dois lançamentos menos conseguidos (disco – 36,01 metros – e dardo – 41,83 metros), o leiriense que chamara a atenção ao liderar o primeiro dia, deu tudo o que tinha na prova de 1.500 metros, vencendo-a em 4m24s83cs, um recorde pessoal e recorde dos campeonatos em provas de decatlo.
No final, apesar de tudo, a vantagem alcançada pelos atletas do pódio nos lançamentos e no salto com vara, fizeram a diferença.
Os outros atletas da Associação Distrital de Atletismo de Leiria terminaram o Europeu com um 18º lugar de Matilde Angélico, do Clube de Atletismo da Marinha Grande, em 26m36s74cs na final dos 5.000 metros marcha, e Maria Jesus, do Atlético Clube da Batalha, que melhorou o seu tempo nos 1.500 metros, ao cumprir a distância em 4m28s09cs, melhorando os recordes distritais de Leiria em sub18 e sub20 (4m31s60cs), que já lhe pertenciam.