Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

“Memórias de uma casa vazia” vale Grande Prémio do Júri a Bruno Carnide em Itália

Realizador de Leiria premiado no Festival de Cinema de Cisterna di Latina.

"Memórias de uma casa vazia" conta já com quatro prémios

É um filme de 11 minutos, filmado em Super 8, em que se desenha um puzzle de memórias fragmentadas de uma mulher. “Memórias de uma Casa Vazia”, a última curta-metragem do realizador Bruno Carnide, de Leiria, venceu o Grande Prémio do Júri no Festival de Cinema de Cisterna di Latina, em Itália.

Última parte de uma trilogia familiar, “Memórias de uma casa vazia” conquistou o júri do festival e, na entrega de prémios, o porta-voz Giuseppe Bonsignore declarou:

“Bruno Carnide apresenta a escuta do monólogo de uma mulher provada pela vida. Através de um fluxo de consciência prussiano, as imagens fluem, a preto e branco, como memórias de um passado presente na memória do protagonista, mas ao mesmo tempo evasivo. O ritmo regular, a voz calorosa e sofrida, a passagem do tempo, as imagens da vida dos outros, contribuem para fazer da história apaixonante uma síntese de erros e escolhas pessoais. O que resta é uma casa vazia de memórias, de entes queridos, de um passado que já não é futuro e de um presente de carência consciente e resignada.”

O filme estreou em 2023, na Albânia, no Tirana International Film Festival, recebendo aí uma menção honrosa. No total, “Memórias de uma casa vazia” conta já com mais de 20 seleções, em mais de dez países, tendo recebido quatro prémios.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados