Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Ourém vai instalar 15 câmaras de videovigilância

Câmaras serão instaladas em locais públicos da cidade “com grande afluência de pessoas”.

A Câmara Municipal de Ourém vai avançar com a implementação de um sistema de videovigilância, através da instalação de 15 câmaras espalhadas por locais públicos da cidade.

A proposta de protocolo foi aprovada na última reunião de Câmara, no dia 15 de julho, e prevê a instalação de câmaras em locais “com grande afluência de pessoas, como as estradas dos estabelecimentos escolares”.

O projeto, implementado com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP), irá estar em vigor durante “três anos”, com “renovações automáticas pelo mesmo prazo”.

A autarquia de Ourém adianta em comunicado estar já a avaliar com a Guarda Nacional Republicana (GNR) a implementação de um sistema semelhante na sua área de atuação, em locais como a vila medieval e as principais entradas da cidade.

Os objetivos dos sistema de videovigilância passam por “contribuir para a segurança e ordem pública, para a prevenção da prática de crimes e para a consolidação de um sentimento de segurança dos munícipes e visitantes”.

Neste protocolo, a autarquia de Ourém fica responsável por disponibilizar o sistema às autoridades policiais, definir as suas características técnicas e a formação técnica necessária, instalar o equipamento e fazer o pedido de autorização junto do Ministério da Administração Interna. Por sua vez, a PSP garante a disponibilização de recursos humanos adequados para operar o sistema de videovigilância, além da conservação e proteção dos dados decorrentes da utilização das câmaras.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados