De uma entrevista a um convidado (ou convidada) da plateia nasce um espetáculo totalmente improvisado. “Portátil” é assim há cinco temporadas: nunca é igual. Cada espetáculo é diferente do anterior, porque cada pessoa tem a sua própria história, que o Porta dos Fundos recria em palco a partir do nascimento, infância, adolescência, medos, sonhos e outros momentos marcantes dessa vida.
Neste regresso a Portugal, Porta dos Fundos chega a Leiria na terça-feira, dia 30 de julho, com dupla sessão de “Portátil” no Teatro José Lúcio da Silva. Na digressão nacional, o coletivo de humoristas brasileiros conta com a participação da atriz portuguesa Inês Aires Pereira, que se junta a Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Gustavo Miranda e ao músico Andrés Giraldo nesta vertigem de improvisação com pouco mais de uma hora.
Para Porta dos Fundos, “Portátil” é “lugar de invenção, de desdobramento, desenvolvimento dos atores e cumplicidade com a plateia”, descrevem. Já para os espetadores, é oportunidade de testemunhar, ao vivo, o processo criativo do coletivo de sátira social e política que nasceu em 2012 no Youtube, sendo considerado em 2016 o maior canal de comédia do mundo.
A qualidade de Porta dos Fundos foi reconhecida também em 2019 com a atribuição do Emmy Internacional de Comédia, pelo polémico Especial de Natal criado para a Netflix.
Em Leiria, “Portátil” tem sessões às 19 horas e 21h30, esta já com lotação esgotada. Os bilhetes custam 26 e 30 euros e estão disponíveis online em https://www.teatrojlsilva.pt/evento/portatil/.