Uma plataforma ‘online’ para a educação em sustentabilidade mediante questionários interativos venceu o concurso regional da 20.ª edição do Poliempreende no Politécnico de Leiria. O projeto vai representar a instituição na final nacional, em setembro, na Universidade da Madeira.
“O propósito da Quizzability é capacitar estudantes e trabalhadores para a sustentabilidade, tornando a aprendizagem envolvente e acessível, por um método pedagógico eficaz e retentivo”, explica a instituição de ensino.
A equipa da Quizzability, composta por Narciso Antunes, fundador e diplomado do Politécnico de Leiria no curso de ‘Marketing’, Jenny Souto, Luís Preto, Margarida Pereira, Beatriz Almeida, Ben Fierce e Ed Urunsak, recebeu um prémio de dois mil euros, entregue na terça-feira, dia 25, data em que foram revelados os vencedores.
Em segundo lugar ficou o projeto Pastelaria Nutritiva, que visa o desenvolvimento de produtos com elevados valores nutricionais e que tenham em atenção uma alimentação saudável. “
“O objetivo é a criação de produtos de pastelaria, nutritivos, de fácil preparação, pouco processados, sem açúcares adicionados e que vão ao encontro das necessidades nutritivas infantis e de pessoas diabéticas”, explica o Politécnico de Leiria. A equipa, constituída por Beatriz Canaverde e Patrícia Gameiro, estudantes de Engenharia Alimentar, foi premiada com 1.500 euros.
Já o terceiro prémio, de mil euros, foi entregue ao projeto Pentágono, que pretende o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro lúdico e terapêutico, com o propósito de gerar no seu utilizador competências psicossociais e desenvolvimento pessoal.
Fortalecendo relações dentro e fora do jogo, esta ferramenta, com base científica, pretende dar aos seus utilizadores noções de como funcionam os traços de personalidade de cada um. A equipa foi constituída por Alice Pereira, estudante do mestrado em ‘Design’ do Produto e diplomada em Multimédia pelo Politécnico de Leiria.