Projetos e desafios da valorização das linhas de água é o tema principal das II Jornadas Arunca, que se realizam este sábado, dia 20, na Casa Varela, em Pombal.
Após uma sessão de abertura pelas 9h40 com Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal, Pedro Teiga, da E-Rio, fala sobre o projeto de reabilitação e valorização ambiental do rio Arunca.
Pelas 10h20, há intervenção de António José, da autarquia de Pombal, que irá falar sobre o projeto do corredor ribeirinho Pombal-Vermoil.
Seguem-se intervenções de Jael Palhas, do Center for Functional Ecology da Universidade de Coimbra, acerca da vegetação da bacia do Arunca; de António Russo, da Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego, sobre o projeto de aproveitamento hidroagrícola do Vale do Pranto.
Às 11h20, é apresentado o Plano Estratégico para a Reabilitação das Linhas de Água no concelho de Pombal.
As jornadas encerram com uma atividade de limpeza seletiva de vegetação infestante no rio Arunca, coordenada pelos Amigos do Arunca, a partir das 14h30.
A participação na iniciativa é gratuita, mas é necessária inscrição até quinta-feira, dia 18, através do preenchimento do formulário disponível aqui: https://forms.office.com/e/F2tkVLY5Yd?origin=lprLink.