Arranca esta quinta-feira, dia 25, mais uma edição das Festas do Bodo, que todos os anos procura mostrar o melhor de Pombal, desde o folclore ao sector empresarial, homenageando a Nossa Senhora do Cardal com uma missa solene e procissão pelas ruas.
Alfredo Marques guarda muitas memórias deste certame, no qual participa desde pequeno. Para o presidente da direção do Rancho Típico de Pombal, um dos dias mais especiais da festa é o domingo, no qual se homenageia Nossa Senhora do Cardal e se realiza o festival de folclore.
Essa sempre foi a programação génese das Festas do Bodo e continua a ser o principal destaque para quem vive nas aldeias. “Para as pessoas da aldeia, o Bodo era e continua a ser ao domingo. Assistem à missa, vão à procissão, depois almoçam e vão para o folclore. O Bodo fica feito com este dia”, diz.
Segundo Alfredo Marques, esta adesão ao domingo mantém-se e reflete-se no elevado número de pessoas que assiste ao festival de folclore: são cerca de sete mil, ficando mil lugares de plateia sentados logo preenchidos mais de uma hora antes do arranque. Alfredo diz inclusive que nunca viu “um festival de folclore com tanta assistência, é algo fora do comum” e já percorreu inúmeros festivais em Portugal e no estrangeiro que o comprovam. Até os ranchos que chegam de fora “ficam abismados com esta assistência”, realça.
Nesta edição, participam no festival cinco grupos: o Rancho Típico de Pombal; o Grupo Folclórico de Vila Verde; o Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, de Constância, Santarém; o Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros Arrimal, de Porto de Mós, e o Grupo de Biscarrosse, França, que vem celebrar os 40 anos de geminação com a cidade de Pombal. Cada grupo atua 20 minutos.
Um certame secular
Acompanhando a evolução da sociedade, as Festas do Bodo, que nasceram no século XVII, ligadas a uma praga de gafanhotos e lagartas que atingiu a região, foram sofrendo várias alterações. Alfredo recorda-se de quando o certame tinha dois bailes, por exemplo. Era “um para os patrões”, que era um baile de gala, e o outro “para as empregadas”, chamado o “baile das sopeiras”. “Hoje é um baile e é para toda a gente, nem fazia sentido ser de outra forma”.
Para o pombalense, que entrou para a Comissão das Festas do Bodo em 1983, o certame “tem uma particularidade muito importante: as pessoas que são de Pombal, mas que estão a trabalhar fora, juntam-se aqui. É uma forma de estarmos em família, reencontrar amigos, reviver coisas do passado”.
As Festas do Bodo “são vividas de forma intensa” por todos os pombalenses. “Hoje há a possibilidade de percorrermos todo o certame, onde temos folclore, outras atividades culturais, grandes concertos com artistas nacionais, exposições comerciais e industriais, a feira agropecuária”.
Mais AgroBodo e inaugurações
O certame deste ano chega com algumas novidades, nomeadamente o aumento da área do AgroBodo, que passa a contar também com a presença de empresas do sector agroflorestal. No Bodo Económico – outra vertente do evento -, vão participar mais de 100 empresas, destaca o presidente da Câmara Pedro Pimpão, acrescentando que um dos destaques da programação de 2024 é a celebração dos 40 anos de geminação com Biscarrosse. Pombal recebe uma comitiva daquela comuna francesa para assinalar a data e inaugurar um novo monumento na avenida de Biscarrosse – uma árvore que simboliza as raízes entre os dois territórios. A sessão comemorativa dos 40 anos realiza-se no salão Nobre dos Paços do Concelho, no sábado, dia 27, pelas 17 horas.
Destaque ainda para a sessão solene de abertura das Festas do Bodo, que acontece esta sexta-feira, dia 26, também nos Paços do Concelho, a partir das 17 horas, e conta com a presença da ministra da Juventude e da Modernização Margarida Balseiro Lopes.
O programa contempla uma visita à exposição “Pombal: desenhar nas entrelinhas da cidade”, a inauguração do espaço de cowork no centro histórico da cidade, destinado tanto a nómadas digitais como profissionais liberais e freelancers, a visita ao Bodo das Freguesias, ao Bodo Económico e ao AgroBodo.
O Bodo é, portanto, a “desculpa” ideal para alimentar o convívio e a partilha, dar destaques a associações e empresas, mas também uma oportunidade para a autarquia revelar novos projetos e dinamizar o concelho, aproveitando os milhares de pessoas que visitam o certame entre esta quinta-feira e 30 de julho. A entrada é livre.
Do baile ao rap
Além da vertente económica, das exposições, do artesanato e das atividades para os mais novos no Bodo dos pequeninos, junto às piscinas municipais, o certame apresenta um cartaz musical recheado com djs, artistas de baile e nomes conhecidos do panorama nacional. Confira a programação musical no largo do Arnado e no largo da Pérgula, onde se realiza um baile todas as noites
Quinta-feira, 25 de julho
Concertos de DAMA, Kid Loco & Los Mysterios e dj Ns a partir das 23h30 no largo do Arnado. A noite termina com animação de baile pela banda Big Jovem
Sexta-feira, 26 de julho
Iolanda, Fernando Daniel, dj Wilson Honrado e djs Bagunçada animam as Festas do Bodo a partir das 22 horas. Às 23h30 começa o baile com Síncopa
Sábado, 27 de julho
Atuações de Catraia, Matias Damásio, dj Mello e dj Xandi, a partir das 22h30. O baile será animado por André Cardoso
Domingo, 28 de julho
A música está a cargo de ProfJam, dj Angel e Mc Fubu e dj Vilager, a partir das 22h30. O baile será animado por Artur João
Segunda-feira, 29 de julho
Os concertos arrancam às 22 horas com Rui Veloso (na foto), seguido de dj Kiss Kiss Bang Bang, e depois dj Vito. A dupla Ângelo Miguel e Anabela anima o baile pelas 23h30
Terça-feira, 30 de julho
As Festas do Bodo terminam com concertos de Xico à Portuguesa, Toy, dj Cazé e dj Lino F. Antes, às 21h30, o Bodo Antigo, no jardim do Cardal, recebe Tomás com a Urban Dance Fusion. A partir das 18 horas, há arruada com acordeonistas de Pombal
Programação completa em www.festasdobodo.com.