Ainda que o percurso do Nascentes seja relativamente recente, começar com emoções fortes começa a ser uma tradição. Na quarta-feira, 3 de julho, promete ser novamente assim, com um primeiro dia ainda magro em propostas mas generoso no conteúdo. Na abertura, a partir das 19h30, o vale onde nasce o rio Lis abraça a comunhão entre a banda 5ª Punkada e o Coro das Fontes. Aos músicos que chegam de Coimbra com um disco fresquinho na bagagem e pronto a saltar para palco, junta-se o grupo de vozes que brotou na aldeia das Fontes.
Neste concerto especial que serve de pré-apresentação do segundo álbum dos 5ª Punkada, promete-se um fim de tarde intenso, com muitas vozes a elevar a mensagem de inspiração e superação da banda de Coimbra.
Mas há mais sobre os 5ª Punkada nesta primeira noite do Nascentes: “Yours truly, fear”, o documentário da Casota Collective inspirado no grupo e na vida dos artistas com deficiência, vencedor do prémio IndiMusic do IndieLisboa, é projetado no Terreno do Alpista, às 22 horas. Depois, há conversa com os elementos da banda e da produtora de Leiria.
Nesta primeira “maré” de Nascentes há ainda mais música nova para descobrir: o multi-instrumentista Samuel Martins Coelho leva até à festa das Fontes o seu mais recente disco a solo, que revela ao vivo num concerto com início às 20h30. Segundo a organização de Nascentes, Samuel combina “técnica e emoção para criar uma experiência auditiva e sensorial única”, que sugere “a reflexão sobre a relação entre humanidade e meio ambiente” de forma a “contribuir para o diálogo sobre o presente do nosso planeta”.
A edição mais internacional de sempre de Nascentes decorre até 7 de julho, mostrando a música de artistas de 18 nacionalidades. Oficinas, jogos, Jantarada d’Aldeia (já esgotada) e um fanzine inspirado neste lugar da freguesia das Cortes completam as propostas programadas, todas disponíveis com horários, locais e mais informação em www.nascentes.pt.