O Concurso Vinhos de Lisboa’24, promovido pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), distinguiu sete néctares produzidos por adegas com sede no distrito de Leiria.
No decurso de um evento realizado no sábado, dia 29, na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, foram atribuídas 17 medalhas de prata, 25 de ouro e quatro grande ouro. O júri premiou também a Melhor Carta de Vinhos em Restaurantes de Hotel, Melhor Enoturismo, Evento do Ano, Mérito Enogastronómico e o Mérito Carreira.
O Prémio Excelência abrangeu cinco categorias especiais: Melhor Leve Lisboa, atribuído ao Sottal Branco 2023 (Quinta do Sanguinhal); Melhor Branco, entregue ao Adega d’Arrocha Fernão-Pires Reserva 2022 (Adega d’Arrocha); Melhor Tinto, conquistado pelo Casa Santos Lima Reserva 2020 (Casa Santos Lima); Melhor DOP e Melhor Vital, atribuídos ao Casa das Gaeiras Vital Vinhas Velhas Branco Reserva 2018 (Casa das Gaeiras).
Ainda no que respeita a prémios especiais, o Melhor Arinto foi atribuído ao CH by Chocapalha Branco 2020 (Quinta de Chocapalha), e o Vinho Revelação ao Trincadeira Branca (Quinta do Lagar Novo).
No Top 5 Arinto ficaram os vinhos Caves Dois Portos Branco Reserva 2023 (Adega Cooperativa de Dois Portos), AdegaMãe Branco 2019 (AdegaMãe), Morgado de Bucelas – Cuvée Branco 2022 (Boas Quintas), Morgado de Santa Catherina Branco 2022 (Sogrape) e Prova Régia Branco 2023 (Sogrape).
Já no Top 5 Leve Lisboa encontram-se os vinhos Além do Rio Rosé 2023 (Adega Cooperativa de Azueira), Mirante Branco 2023 (Adega Cooperativa de Carvoeira), Solar da Marquesa Rosé 2023 (Casa Agrícola Nicolau) e Feitores Branco 2022 (Feitores).
A AdegaMãe venceu o prémio Melhor Enoturismo, tendo o prémio Evento do Ano sido entregue ao Alma do Vinho de Alenquer. O Restaurante Aurea – Art Legacy Hotel (Lisboa) foi distinguido com o prémio Melhor Carta de Vinhos em Restaurantes de Hotel.
Por fim, a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi distinguida com o prémio Mérito Enogastronómico, tendo o Mérito Carreira sido atribuído a António Bernardino Paulo da Silva Chitas, que dedicou a sua vida à vitivinicultura na região de Colares.
A Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa engloba os Vinhos IGP Lisboa e as DOP de Alenquer, Arruda, Torres-Vedras, Óbidos, Encostas d’Aire, Aguardente da Lourinhã e Carcavelos, Colares e Bucelas, com um total de 10 mil hectares de vinha certificada, duas mil famílias de viticultores e vendas anuais de 66 milhões de garrafas, exportando 80% para 100 países.