Na Adega dos Balseiros, no Museu do Vinho de Alcobaça, é possível apreciar o notável trabalho de Emílio de Oliveira Pimentel (1844-1880), que pintou em aguarela castas portuguesas de videira. Crê-se que este relevante conjunto resulte da colaboração gráfica do artista com o pai, Júlio Máximo de Oliveira Pimentel, 2º visconde de Vila Maior.
Até 13 de outubro está patente a coleção reconhecida pelo “traço rigoroso do desenho e luz que o autor imprime às uvas, aos cachos e às folhas”, nota o Museu do Vinho de Alcobaça.
A contextualizar a exposição, apresentam-se materiais originais e de importância histórica e científica, como documentação manuscrita da investigação sobre a cultura da vinha realizada por Júlio Pimentel e modelos usados nas aulas de botânica da Universidade Coimbra nos finais do século XIX.
A exposição resulta da colaboração entre o município de Alcobaça, o Museu do Vinho e o Departamento de Ciências da Vida da Univ. Coimbra. A inauguração é esta sexta-feira, 9 de agosto, às 18 horas.