A Câmara de Ourém aprovou a compra de terrenos para a ampliação da Zona Industrial de Casal dos Frades, a mais antiga do concelho, disse o presidente da autarquia, Luís Albuquerque.
“Chegámos a acordo com 12 proprietários para adquirir cerca de 50.000 metros de terreno ao preço unitário de 5,5 euros, fruto de uma avaliação que foi feita e com a qual houve acordo com todos”, afirmou Luís Albuquerque.
A aquisição foi presente a reunião do executivo municipal na segunda-feira, dia 5, e agora vai ser submetida à Assembleia Municipal.
O autarca explicou que “tem havido procura de novos lotes para construção”, sendo que, neste momento, o município não tem naquela zona industrial qualquer lote.
“E alguns [lotes] que estejam livres são de privados e, portanto, não temos qualquer lote que possamos disponibilizar através de hasta pública”, declarou, explicando que a ampliação desta área empresarial aproveita a recente revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).
Segundo Luís Albuquerque, a revisão do PDM “prevê que a zona industrial possa ser ampliada para um determinado local confinante com a atual zona”.
A aquisição dos terrenos vai custar 260 mil euros, sendo que o pagamento de 50% do valor é feito na celebração dos contratos de promessa de compra e venda, e o restante no ato da escritura, o que ocorrerá durante o próximo ano.
O presidente daquela autarquia do distrito de Santarém adiantou que se segue o levantamento topográfico da área e, depois, a elaboração do projeto de execução, antecipando que os 50 mil metros quadrados possam permitir a disponibilização de mais 10 lotes.
Sobre o início das obras de alargamento desta área empresarial, Luís Albuquerque apontou 2026 e considerou prematuro avançar com custos.
“A zona que está destinada no PDM a zona industrial é mais ampla do que estes 50 mil metros. Ainda poderá depois ser mais alargada, mas, nesta fase, é o que nós entendemos que é necessário fazer face à procura que há”, defendeu.
O presidente do município acrescentou que recentemente foi inaugurada a Área de Acolhimento Empresarial da Freixianda e está aprovado um projeto “com condições de poder avançar este ano” para ampliar a Zona Industrial de Caxarias, além do alargamento da Zona Industrial de Casal dos Frades.
“Sabemos que há muita procura e há necessidade. Não quero que volte a acontecer aquilo que acontecia no passado, em que recebíamos com frequência pessoas interessadas em construir ou alterar as suas instalações de determinado local para uma zona industrial e não tínhamos oferta”, disse Luís Albuquerque.
O autarca esclareceu que o objetivo “é ter oferta em diversos locais do concelho, para que as pessoas que queiram aqui instalar-se, queiram aqui construir, queiram aqui investir, tenham condições para isso”.
De acordo com o sítio na Internet da Câmara de Ourém, a Zona Industrial de Casal de Frades conta com quatro dezenas de empresas, apresentando “um acesso privilegiado, a cerca de cinco minutos do Itinerário Complementar 9 e a 20 minutos da Autoestrada 1”.