Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

Carro 100% elétrico e condução autónoma do Politécnico de Leiria entra em competição

O veículo Voidster atinge os 100 km/h em apenas 4,3 segundos.

A equipa tem atualmente 47 elementos de diferentes cursos Foto: Álvaro Retratos

O primeiro carro 100% elétrico com condução autónoma, do Politécnico de Leiria, estreia-se na “Formula Student Portugal 2024”, a maior competição internacional dirigida a estudantes de engenharia do mundo, marcada para Castelo Branco.

O Voidster atinge os 100 km/h em apenas 4,3 segundos, conta com uma massa total de 260 quilos e é movido por um motor elétrico limitado a 80 kW de potência (110 cavalos). Foi construído pela equipa Leiria Academic Racing Team (LART), que o apresenta entre os dias 3 e 7 de setembro.

“Vamos competir nas categorias EV e Driverless e os grandes objetivos são, primeiramente, passar o scrutineering [verificação técnica] e, em seguida, finalizar a prova de endurance. Isso garante efetivamente que temos um bom carro e uma boa base para o futuro da equipa”, afirma o seu líder, Miguel Ribeiro, adiantando que a LART ambiciona ficar entre as três melhores.

Estão inscritos na competição 500 participantes e 22 equipas, 12 com carros elétricos e 10 com carros a combustão, sendo que, além do Voidster, apenas um outro veículo possui condução autónoma.

A LART ambiciona, em 2025, levar o carro a competições internacionais, designadamente na Alemanha e na Áustria. O veículo começou a ser idealizado em 2022 e nasceu da vontade dos estudantes do Politécnico de Leiria, com o apoio da VOID Software, em responderem aos atuais desafios da mobilidade e à evolução da indústria automóvel.

“Estamos a caminhar no sentido de uma mobilidade mais sustentável e mais tecnológica e, portanto, enquanto estudantes temos todo o interesse em, quando entrarmos no mercado de trabalho, conseguirmos de alguma forma ter impacto com o conhecimento adquirido nestes projetos. Daí decidirmos fazer esta transição do carro a combustão para o carro elétrico”, explica Miguel Ribeiro.

A equipa LART tem elementos de diferentes cursos, contando com o apoio de antigos estudantes do Politécnico de Leiria, enquanto conselheiros, de três “faculty advisors”, professores e engenheiros de Engenharia Automóvel.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados