São cinco praias fluviais, nos concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, que estão desde ontem, quinta-feira, interditas a banhos.
A informação, no caso de Mosteiro e Mega Fundeira, é avançada pela Proteção Civil de Pedrógão Grande que revela que, face “aos resultados das análises realizadas em amostras de água balnear das praias de Mosteiro e Mega Fundeira, que mostraram a presença de contaminação microbiológica”, o que as tonar “impróprias para a prática balnear”, “por razões de saúde pública” e interditas.
A situação está a ser acompanhada com a Administração Regional de Saúde do Centro, IP, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Esta interdição diz respeito aos banhos, “mantendo-se abertos ao público a margem arborizada, bar e restantes serviços, e cessa assim que não haja risco para a saúde dos utilizadores”, esclarece a Proteção Civil de Pedrógão Grande.
O mesmo alerta foi emitido para as fragas de São Simão e praia de Ana de Aviz, em Figueiró dos Vinhos, também desde o dia de ontem, bem como para a praia do Poço da Corga, em Castanheira de Pera, segundo informação divulgada pelo Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos.