Os terminais de pagamento automático instalados no distrito serviram para pagar compras feitas no ano passado com um valor total superior a três mil milhões de euros, mais de um terço dos quais em estabelecimentos do concelho de Leiria.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), agora revelados, os 3,076 mil milhões de euros totalizados nestas operações representam um acréscimo de 644,3 milhões de euros (26,5%) relativamente à média dos últimos cinco anos, ainda assim inferior em 3,1% ao aumento registado a nível nacional.
O concelho de Leiria lidera no valor dos pagamentos efetuados no ano passado (1,099 mil milhões de euros), seguido de Caldas da Rainha (461,2 milhões) e Alcobaça (326 milhões). Os concelhos de Pombal, Nazaré, Óbidos, Marinha Grande e Peniche faturam entre 300 e 100 milhões de euros.
Em termos homólogos, o valor das compras em terminais de pagamento automático no distrito cresceu 278 milhões de euros (9,9%), ficando 2,1% abaixo da evolução positiva registada no país.
Os comerciantes do município de Leiria foram os que mais aumentaram a faturação através deste meio (mais 78,2 milhões de euros do que em 2022); seguindo-se um conjunto de seis concelhos que também se destacam em termos absolutos (Caldas da Rainha, Alcobaça, Pombal, Nazaré, Óbidos e Marinha Grande).
Nos últimos cinco anos verifica-se uma subida progressiva do valor dos pagamentos automáticos no distrito de Leiria, que em 2019 foi mil milhões de euros inferior à atualidade, com um registo de precisamente 2,001 mil milhões. Esta tendência é acompanhada pela totalidade do país, que no ano passado registou pagamentos automáticos no valor de 71,263 mil milhões de euros.
Os concelhos do norte do distrito (Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera) são aqueles que apresentam os valores mais baixos, mas também com uma evolução positiva ao longo do quinquénio 2019-2023. O concelho de Óbidos apresenta o maior crescimento percentual em relação à média anual do quinquénio (44,32%) e em termos homólogos (15,74%).
No caso do concelho de Ourém, as compras através de terminais de pagamento automático valeram 238,3 milhões de euros no ano passado, mais 63,2 milhões (36%) do que a média do período em análise e superiores em 32,1 milhões em comparação com 2022 (15,6%).