A curta-metragem de animação “A Rapariga que Caminhava sobre a Neve”, realizada por Bruno Carnide, de Leiria, foi recentemente selecionada para competir em dois festivais internacionais qualificadores aos Oscars e Prémios Europeus de Cinema.
O filme, que representa uma fusão inovadora entre a criatividade humana e o potencial da Inteligência Artificial (IA), estará em competição no Drama International Short Film Festival, na Grécia, e no Tirana International Film Festival, na Albânia.
A curta-metragem será exibida no próximo dia 2 de setembro no Drama International Film Festival, onde concorre ao prémio de melhor animação, tendo sido selecionada de entre mais de quatro mil filmes.
Entre 22 e 28 de setembro, “A Rapariga que Caminhava sobre a Neve” é apresentada no Tirana International Film Festival, na Albânia.
Ambos os festivais fazem parte da restrita lista de eventos que qualificam curtas-metragens para os Oscars da Academia Americana e para os Prémios Europeus da Academia Europeia de Cinema.
“A Rapariga que Caminhava sobre a Neve” surge como um testemunho do equilíbrio entre a inovação tecnológica e a expressão artística. “Através de 34 planos de animação 2D gerados por IA e cuidadosamente selecionados entre mais de dois mil planos, o filme mergulha na vida de uma menina cuja jornada é retratada de forma única”. A produção pretende destacar “a visão de que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa na ampliação das fronteiras da arte”.
Recorde-se que a curta-metragem estreou em Portugal no Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, em março passado, e também foi exibida no FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema.
Durante o mês de setembro, o filme será ainda exibido no MOTELX – Festival de Cinema de Terror e no MANIFEST – Festival de Cinema de Animação de Mafra.
Note-se que este não é o primeiro filme que Bruno Carnide realiza com recurso à IA. Já no início de 2023, o leiriense produziu “Janeiro”, um filme de animação feito apenas com ferramentas de IA.