Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Distrito sob aviso amarelo devido ao aumento das temperaturas

Nove concelhos da região de Leiria estão hoje sob risco muito elevado de incêndio por causa do calor.

As temperaturas voltam a aumentar hoje e amanhã, chegando o termómetro a atingir quase os 40ºC em alguns pontos do distrito, nomeadamente Alvaiázere e Ansião.

Devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Braga, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja e Faro, com a previsão de “persistência de valores elevados da temperatura máxima”. O aviso estende-se até às 21 horas de sexta-feira.

A partir de sexta-feira e até sábado, há ainda três distritos sob aviso laranja: Portalegre, Évora e Beja.

Esta quinta-feira, dia 15, são esperados 15ºC de temperaturas mínimas e 31ºC de máximas para o concelho de Leiria, bem como vento moderado de noroeste. Amanhã, sexta-feira, as máximas sobem para os 32ºC. O céu vai estar limpo.

Por causa do calor, nove concelhos da região de Leiria apresentam hoje risco muito elevado de incêndio: Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

Nos territórios rurais, nos dias de perigo de incêndio “muito elevado” ou “máximo” é proibido fazer queimadas; realizar fogueira para recreio, lazer ou no âmbito de festas populares; utilizar fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais devidamente identificados para o efeito; utilizar equipamentos florestais de recreio; fumar ou fazer qualquer tipo de lume; fumigar ou desinfestar apiários quando envolva o uso do fogo ou outros métodos incandescentes ou geradores de calor; lançar balões de mecha acesa e foguetes.

Perante risco muito elevado ou máximo de incêndio é ainda proibido realizar trabalhos com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapachamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação gerem faíscas ou calor.

Estas e outras informações podem ser consultadas aqui.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.