As temperaturas voltam a aumentar hoje e amanhã, chegando o termómetro a atingir quase os 40ºC em alguns pontos do distrito, nomeadamente Alvaiázere e Ansião.
Devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Braga, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja e Faro, com a previsão de “persistência de valores elevados da temperatura máxima”. O aviso estende-se até às 21 horas de sexta-feira.
A partir de sexta-feira e até sábado, há ainda três distritos sob aviso laranja: Portalegre, Évora e Beja.
Esta quinta-feira, dia 15, são esperados 15ºC de temperaturas mínimas e 31ºC de máximas para o concelho de Leiria, bem como vento moderado de noroeste. Amanhã, sexta-feira, as máximas sobem para os 32ºC. O céu vai estar limpo.
Por causa do calor, nove concelhos da região de Leiria apresentam hoje risco muito elevado de incêndio: Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.
Nos territórios rurais, nos dias de perigo de incêndio “muito elevado” ou “máximo” é proibido fazer queimadas; realizar fogueira para recreio, lazer ou no âmbito de festas populares; utilizar fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais devidamente identificados para o efeito; utilizar equipamentos florestais de recreio; fumar ou fazer qualquer tipo de lume; fumigar ou desinfestar apiários quando envolva o uso do fogo ou outros métodos incandescentes ou geradores de calor; lançar balões de mecha acesa e foguetes.
Perante risco muito elevado ou máximo de incêndio é ainda proibido realizar trabalhos com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapachamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação gerem faíscas ou calor.
Estas e outras informações podem ser consultadas aqui.
O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.