Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Saúde

Lançado apelo à dádiva de sangue para garantir reservas nos hospitais

Confira os locais na região de Leiria com colheitas de sangue agendadas nos próximos dias.

Uma dádiva pode ajudar a salvar até três vidas

No verão, as reservas de sangue tendem a diminuir devido às férias e à deslocação das pessoas. O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e a Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) têm apelado à dádiva para que não falte sangue nos hospitais.

Diariamente, as necessidades nos hospitais portugueses rondam as 1.100 unidades de sangue por dia, sendo que “uma dádiva pode ajudar a salvar até três vidas”.

Na região, há colheitas regulares e pontuais. Esta quinta-feira de manhã, dia 15, os dadores podem efetuar uma dádiva na Associação Cultural e Desportiva de de Fontainhas da Serra, em Ourém.

Em Leiria, o estádio é ponto de recolha todas as sextas-feiras de tarde e às terças de manhã. Esta sexta-feira, dia 16, a Universidade Sénior da Nazaré promove também uma colheita, no Bairro dos Pescadores, entre as 15 e as 19 horas.

Na Marinha Grande, há recolhas de sangue este sábado (manhã e tarde), dia 17, e na próxima terça-feira de tarde, dia 20, na antiga Ivima.

Ainda no sábado, está programada nova sessão na sede da Associação de Dadores de Sangue de Alcobaça, durante a manhã.

Já no domingo de manhã, dia 18, os dadores podem responder ao apelo do IPST em Peniche, no quartel dos Bombeiros; em Alvaiázere, na Junta de Freguesia de Maçãs D. Maria; ou em Alcobaça, no Centro Comunitário da Benedita.

Podem ser dadores pessoas saudáveis, com mais 18 anos e peso igual ou superior a 50 kg.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.