A equipa de Leiria afeta ao Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) acompanhou 195 alunos do 1º ciclo em risco de retenção no último ano letivo, e 25 crianças do pré-escolar com dificuldades de aprendizagem como medida preventiva.
No final do ano, apenas cinco alunos do 1º ciclo ficaram retidos, o que representa uma taxa de sucesso de 97%.
Segundo Anabela Graça, vereadora da Educação da Câmara de Leiria, este resultado deveu-se à intervenção dos técnicos que se traduziu em sessões de apoio individualizado semanal. O balanço do PIPSE revela ainda que 22% dos alunos melhoraram as suas notas, obtendo “Bom” ou “Muito Bom” em Matemática e/ou Português.
Para a autarquia, “os resultados alcançados pela equipa PIPSE superam em muito as metas estabelecidas na candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro (2020), que previam uma redução de 25% nas taxas de retenção e desistência”.
Constituída por 13 especialistas em Psicologia, Terapia da Fala, Mediação e Nutrição, a equipa desenvolveu oito Programas de Prevenção do Insucesso Escolar, abrangendo 634 crianças e 74 professores e educadores.
Durante o ano, dinamizaram ainda 12 ações de capacitação e formação para docentes, encarregados de educação e assistentes operacionais, em áreas como comportamento, desenvolvimento emocional, alimentação saudável e parentalidade positiva, tendo envolvido 607 inscritos.