O Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica do hospital de Leiria encerrou esta sexta-feira, dia 2, às 9 horas, e só reabrirá no dia 19 de agosto, às 9 horas.
A informação foi confirmada esta manhã ao REGIÃO DE LEIRIA pela administração da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), que alega falta de recursos humanos para assegurar as escalas da urgência.
O conselho de administração adianta que “este encerramento já estava programado de forma a dar uma resposta consistente às utentes e grávidas da ULSRL até ao final do presente ano”, e que foi articulado com a ULS de Coimbra.
Em resposta escrita, recomenda ainda às utentes e grávidas da área de influência da ULSRL que liguem previamente para a Linha SNS Grávida – 808 24 24 24, para serem encaminhadas antes de se deslocarem para qualquer unidade de saúde.
O encerramento da urgência de Ginecologia e Obestrícia do Hospital de Santo André para o exterior afeta ainda o bloco de partos, mantendo-se a atividade assistencial e programada, no âmbito da consulta externa.
O mapa de escalas de urgências abertas e fechadas a nível nacional pode ser consultado no portal do SNS, estando a informação disponível a sete dias, sendo atualizada diariamente.
De acordo com o mesmo mapa, a urgência de Pediatra encerra às 9 horas deste sábado, para reabrir, como tem sucedido em semanas anteriores, às 9 horas de segunda-feira.
Já na área da ULS do Oeste, o mapa refere também o encerramento da Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Caldas da Rainha esta sexta-feira, até às 9 horas deste sábado. Deverá ainda encerrar às 9 horas de segunda-feira, dia 5, para reabrir às 9 horas de terça-feira. Volta a fechar portas na quarta-feira, às 22 horas, mantendo-se encerrada na quinta-feira, dia 8.