A Feira de São Bernardo, em Alcobaça, arranca já no próximo dia 20 de agosto para cinco dias de festa em que se celebra o santo padroeiro de Alcobaça, São Bernardo de Claraval.
Desde 2022 que o certame voltou ao centro da cidade, entendendo-se entre o Rossio e a Cova da Onça. São muitas as dinâmicas que ocupam o recinto da feira, nomeadamente a exposição “Marcas de Alcobaça”, que destaca os sectores da extração da pedra, dos moldes, do calçado e o sector agroalimentar; bem como a presença das tasquinhas das associações culturais, onde irá estar representado o que de melhor tem a gastronomia do concelho.
Há ainda artesanato local, venda ambulante de artigos, carrosséis e o espaço “Alcobaça equestre”.
No Palco Cova da Onça haverá também um espaço de animação para os mais jovens, onde vão tocar vários djs.
Os cabeças-de-cartaz do evento, a nível musical, são Rui Veloso (dia 20), Slow J (dia 21), Richie Campbell (dia 22), Bárbara Tinoco (dia 23), José Cid (24) e Pedro Abrunhosa (25). Os concertos decorrem no Mosteiro de Alcobaça, a partir das 22 horas, e a entrada é livre.
No arranque da feira assinala-se o feriado municipal de Alcobaça, com a tradicional missa em honra de São Bernardo e uma procissão. O desporto faz também parte da programação: realiza-se a 30ª edição do Circuito de São Bernardo, com escalões de elites e sub-23.
Para o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, o certame faz-se do cruzamento entre a tradição e a inovação, que é “cada vez mais a imagem de marca” do concelho.
(Notícia atualizada às 14h51 de 19 de agosto de 2024 com a indicação da hora a que começam os concertos)