É frente à Alemanha que a seleção nacional de futebol de praia começa hoje, sexta-feira, na Nazaré, os encontros da fase regular da Liga Europeia, da Beach Soccer Worldwide. O pontapé de saída está marcado para as 18 horas.
A seleção nacional masculina está desde segunda-feira na Nazaré, a preparar os três jogos. Amanhã, dia 31, defronta a Bielorrússia e no domingo, dia 1, o adversário será a Espanha.
O selecionador Mário Narciso chamou 12 atletas para a competição, cinco deles da região: pela ACD “O Sótão” foram convocados Bernardo Lopes, Rui Coimbra e jordan Santos; do Sp. Braga, Ruben Brilhante; e o GRAP/Pousos está representado por Vasco Gonçalves.
Os jogos estão marcados para as 18 horas, no estádio do Viveiro – Nazaré.
Seleção feminina quer o primeiro lugar no grupo
Do lado da seleção nacional feminina de futebol de praia, os jogos começam mais cedo, pelas 16h45. Hoje, Portugal defronta Inglaterra, no sábado, dia 31, será a vez da Ucrânia e no domingo, 1 de setembro, a Polónia.
Em declarações ao portal da Federação Portuguesa de Futebol, Joana Meira disse que o objetivo é o “primeiro lugar do grupo por isso a mentalidade tem que ser essa, determinadas e concentradas no que é essencial”.
Com três jogos em três dias, a parte física poderá ter um papel preponderante no desfecho das partidas: “já sabemos que as equipas que vamos enfrentar têm um grande poderio fisico e três jogos em três dias é sempre exigente para todas. Mas como já referi estamos bem preparadas e focadas em fazer o que trabalhámos durante os estágio”.
Bárbara Santos, Carolina Ferreira, Ema Toscano, Inês Cruz e Joana Flores, da ACD “O Sótão” estão convocadas, bem como Daniela Pereira da AD Nazaré 2022, e Marta Simões, do GD Ilha.
Seleção universitária no mundial com cinco atletas da região
Quem também passou pela Nazaré por estes dias foi a seleção nacional universitária de futebol de praia, que está a preparar o mundial no Brasil, para onde a comitiva parte hoje, dia 30.
A representação da FADU, única representante da Europa, vai ter pela frente as seleções do Chile e da Argentina no grupo B da prova que decorre de 2 a 8 de setembro no Rio de Janeiro. Os dois primeiros classificados são apurados para as meias-finais, sendo que o grupo A é composto pelo Brasil, Perú e China.
A equipa universitária é orientada pelo antigo internacional português Bruno Torres e nos 12 jogadores chamadas aos trabalhos estão Alexandre Batista (IP Santarém/GRAP/Pousos), Alexandre Henriques (Univ. Lisboa /ACD “O Sótão”), Bruno Albuquerque (Univ. Minho/ACD “O Sótão”), Francisco Guerra (IP Leiria/GRAP/Pousos) e Rodrigo Dias (IP Leiria/GRAP/Pousos).