Golos de Jair Matheus e João Resende permitiram hoje à União de Leiria vencer o Tondela (2-1), no jogo-treino que as equipas da II Liga de futebol disputaram no Estádio Municipal Magalhães Pessoa.
Na primeira apresentação da equipa da casa ao seu público, quase meio milhar de adeptos acorreram ao estádio leiriense para ver as novidades do conjunto orientado por Filipe Cândido.
Quem fez a diferença, contudo, foram dois jogadores já conhecidos: o avançado Jair Matheus, em Leiria há quatro épocas, marcou com um bom golpe de cabeça nos instantes finais da primeira parte, na sequência de um canto; e João Resende, regressado de um empréstimo à Académica, que, aos 66 minutos, ‘picou’ com sucesso a bola sobre o guarda-redes contrário.
Os leirienses, que hoje anunciaram mais dois reforços – o guarda-redes brasileiro Marcos Vinicius, ex-Portuguesa/RJ, e o lateral esquerdo espanhol Marc Baró, ex-Múrcia -, apresentaram-se num sistema de três centrais e três elementos mais avançados.
O Tondela ainda reduziu aos 76, por Rodrigo Ramos, mas a União de Leiria segurou a pressão final dos forasteiros, confirmando melhorias da primeira para a segunda parte.
Foi a primeira vitória da pré-época para a União de Leiria, que completa a preparação no sábado, 3 de agosto, frente ao Torreense, em Torres Vedras.
“Não entrámos bem”
No final da partida, o treinador Filipe Cândido mostrou-se agradado com o desempenho da União de Leiria:
“Têm sido todos bons testes. Hoje foi mais um bom teste, não só pelo lado tático, mas também pelo lado competitivo, mais real com aquilo que nós vamos encontrar ao longo da época”.
O facto dos leirienses terem vencido o Tondela, “ajuda a sustentar o que são as ideias que nós tentamos implementar”.
Numa fase em que vários reforços ainda se estão a integrar – admitindo até o técnico que outros chegam ainda nos próximos dias -, é importante equilibrar a base da época passada com os novos elementos. “Isso é o que sustenta muito daquilo que tem sido o nosso trabalho”, sublinhou no final.
A intenção da União de Leiria “é criar mais oportunidades em cada jogo que os adversários para isto mesmo: procurar fazer mais golos do que eles para que, no fim, a equipa saia vencedora”.
Frente ao Tondela, no primeiro jogo diante dos adeptos, o treinador ficou “satisfeito com a entrega dos jogadores”.
“Fomos crescendo ao longo do jogo. Não entrámos muito bem”, reconheceu Filipe Cândido que se sentiu bem no Municipal de Leiria:
“Para nós também é importante nesta fase fazer jogos no nosso campo. Sentimos falta de treino e de alguns jogos de preparação no nosso espaço, no espaço onde depois vamos jogar. E, por isso, fiquei feliz com o jogo”.