Três dezenas de voluntários estiveram em Óbidos, de 4 a 18 de agosto, para realizarem “grandes intervenções” de reabilitação em cinco habitações do concelho, no âmbito do programa de voluntariado “Camp In”.
A iniciativa, promovida pela Associação Just a Change, em parceria com o Município de Óbidos, teve como objetivo recuperar casas de munícipes desfavorecidos nas localidades de Carregal, Vau, Olho Marinho, Amoreira e Usseira.
No dia 14 de agosto, o executivo municipal visitou as obras e Filipe Daniel, presidente da Câmara, agradeceu aos jovens por se dedicarem a esta causa durante as férias.
“Com este gesto voluntário, estão a ajudar a transformar a vida destas pessoas, proporcionando-lhes um lar mais confortável e digno”, afirmou o autarca, citado em comunicado.
Simão Oom, diretor executivo da Just a Change, acrescentou que, “apesar do esforço físico muitas vezes exigente, os jovens voluntários realizam estas obras num ambiente de diversão”.
Esta é a 8.ª edição do programa em Óbidos e, desde o início do projeto em 2016, já foram reabilitadas 33 habitações no concelho, em oito freguesias: A-dos-Negros (quatro), Amoreira (duas), Gaeiras (uma), Olho Marinho (cinco), Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa (12), Usseira (duas) e Vau (sete).
Enquanto parceiro, o Município, através do Serviço de Coesão Social, ajuda a sinalizar e avaliar as condições socioeconómicas das famílias, além de, este ano, apoiar com uma comparticipação de 70 mil euros.
A associação Just a Change contribuirá com mil euros e a Fundação Barzilai, entidade parceira e financiadora, doará 10 mil euros.