A Fassa Bortolo está a celebrar o 20.º aniversário da sua fábrica no concelho da Batalha, a primeira instalação da empresa fora de Itália, onde tem sede, e “atualmente líder de mercado em Portugal na produção de rebocos pré-misturados”.
No decurso da cerimónia, na quinta-feira, dia 26, foi anunciado “um projeto de expansão para a fábrica, que trará novos postos de trabalho e reforçará a sua importância para o grupo e para a região”.
“Este projeto incluirá a criação de um centro logístico dedicado ao gesso cartonado, a construção de novas infraestruturas de apoio, como refeitório e área de lazer para os funcionários, e a ampliação da FassAcademy, um espaço destinado à formação de profissionais, revendedores e empresas do sector”, explica um comunicado da empresa.
Inaugurada em outubro de 2004, a fábrica do concelho Batalha “destaca-se por oferecer uma vasta gama de produtos, que vão desde soluções para bioarquitetura a colas para cerâmica, argamassas de reforço e rebocos desumidificantes”. Ocupa uma área de 20 mil m2 e emprega 70 pessoas.
Para este ano prevê-se uma produção 267.000 toneladas, “consolidando a sua posição como uma das mais avançadas instalações da Fassa Bortolo, fruto dos contínuos investimentos em tecnologia ao longo dos últimos 20 anos”, refere o comunicado.
“Hoje celebramos 20 anos da nossa fábrica na Batalha, a primeira unidade de produção no estrangeiro. Esta fábrica tem sido fundamental para nós, tal como o mercado português, onde somos líderes. O projeto de expansão que anunciámos hoje visa reforçar a excelência tecnológica da unidade e criar oportunidades de emprego”, adiantou o presidente empresa, Bortolo Fassa.
O grupo italiano opera em sete países, incluindo França, Reino Unido, Suíça, Itália, Espanha, Portugal e Brasil, com 19 fábricas e nove filiais comerciais. Em 2023, registou um volume de negócios de 705 milhões de euros, um aumento de 7% face ao ano anterior, atingindo a melhor margem EBITDA de sempre, com 25%.