Está quase aí o 29º festival internacional de teatro Acaso. O arranque é a 21 de setembro e, para assinalar mais uma edição, “O Nariz” lança o festival com um espetáculo que conjuga teatro gestual, marionetas, magia e música. É já nesta sexta-feira, 6 de setembro (21h30, 6 euros, M6), que a companhia espanhola La Maquiné transforma o Teatro Miguel Franco em “Estación Paraíso”.
Numa estação de comboios, uma velha marionetista espera, mas não sabe por que está ali… Os seus bonecos serão a única pista para descobrir qual o seu destino e, até, quem ela própria é.
Com interpretação de Elisa Ramos, “Estación Paraíso” é uma história de amor de uma velha que desafia os limites da sua memória com coragem, humor e ternura para se reencontrar com o amor da sua vida.
Entretanto, o grupo de teatro está à procura de participantes para a residência artística Coro de Leitores.
Trata-se de uma experiência única de leitura em voz alta a várias vozes e línguas, num exercício coordenado por Rodolfo Castro. A experiência sonora é para todas as vozes, sem necessidade de estudos ou experiência prévia e acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro no Espaço Nariz – Recreio dos Artistas, em Leiria. Os interessados em juntar a sua voz (maiores de 12 anos) podem inscrever-se até domingo, dia 8, pelo Whatsapp 917 839 147.
A apresentação pública do resultado desta história contada a muitas vozes está agendada para dia 15, às 18 horas.
O festival Acaso acontece entre 21 de setembro e 27 de outubro, com espetáculos agendados para Leiria, Batalha e Alvados, no concelho de Porto de Mós.