A Águas do Centro Litoral (AdCL) anunciou, a propósito do Dia Mundial da Água, que se celebra a 1 de outubro, a conclusão no primeiro semestre do ano de um conjunto de investimentos no valor total de 5,6 milhões de euros, dos quais 1,6 milhões foram cofinanciados pelo Poseur [Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos].
Entre os projetos realizados destaca-se a remodelação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Paúl, em Leiria, e a reabilitação da ETA e Captação da Ribeira de Alge, em Ansião. “Estes investimentos, inseridos na política de manutenção preventiva e reabilitação de infraestruturas da empresa, visam garantir soluções duradouras e processos fiáveis no abastecimento de água”, explica a empresa.
A AdCL abastece 296 mil habitantes em 11 municípios da região, através de 11 estações de tratamento de água, 60 reservatórios e 345 quilómetros de condutas de abastecimento. Com uma taxa de cobertura de cerca de 79% no abastecimento em “alta”, afirma que “tem investido continuamente para aumentar a resiliência e robustez dos seus processos, promovendo um serviço seguro, eficiente e sustentável”.
Além disso, “tem procurado soluções inovadoras para enfrentar os desafios globais como a escassez de água e a preservação dos ecossistemas aquáticos”. A reutilização da água, resultante do tratamento de águas residuais, tem sido uma das suas apostas. Com 20 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), a empresa “está apta a produzir Água para Reutilização (ApR), destinada ao uso municipal”.
Diariamente, 300 profissionais da AdCL trabalham para assegurar o abastecimento público de água. Com responsabilidade pela captação e tratamento de água em 30 municípios, a AdCL serve 296 mil habitantes.