Está aí mais uma edição da Meia Maratona de Teatro, em que o grupo Apollo convida a público a “correr” três dias de propostas artísticas em Peras Ruivas, aldeia do concelho de Ourém.
Além de teatro, há contos, ensaios abertos, música, dança e um workshop.
A programação arranca às 21h30 de sexta-feira, dia 20, com a peça “Strip poker”, do Espaço 0, prosseguindo com contos e cantigas por Ana Moderno e Liliana Gonçalves, estendendo-se para lá da meia noite, com a sessão Medi Sound Station meets Rupah Roots.
No sábado, dia 21, há diversas atividades a partir das 16 horas, estendendo-se novamente para lá da meia noite, com música de Paulo Rafael.
Domingo, a Meia Maratona despede-se à tarde, com ensaio aberto do Grupo de Teatro Maior de Idade do TMO e “O pior contador de histórias do mundo”, por Rodolfo Castro.
Entretanto, o Apollo abriu inscrições para quem quiser juntar-se ao coro performativo do espetáculo “Histórias com H pequeno”, a apresentar no dia 21 de setembro, pelas 21h30.
A comunidade é convidada a participar, não sendo exigida experiência no teatro ou nas artes performativas. O convite feito é para ajudar a criar uma paisagem visual e sonora, através de um conjunto de ações em que o coro será chamado a intervir.
“Ao longo dos ensaios vão ser realizados alguns exercícios de interpretação, nomeadamente que trabalhem o corpo, a voz, a concentração, a dinâmica de grupo, a escuta, a improvisação e a criação”, antecipa o grupo Apollo. Estes exercícios, sublinha, “vão oferecer ferramentas que os participantes poderão levar para o seu dia-a-dia e que lhes darão mais consciência e segurança para participarem no espetáculo”.
“É importante ressaltar que o trabalho realizado será adaptado às particularidades do grupo e que haverá compreensão pelos limites pessoais de cada participante, isto é, ninguém fará nada com que não se sinta confortável”, acrescenta a organização.
Os ensaios com a comunidade decorrem no Auditório Apollo, no Centro Cultural e Recreativo de Peras Ruivas, na próxima semana, em regime pós-laboral (nos dias 17 a 20 de setembro, das 18h30 às 20h30, e no dia do espetáculo, 21, nos períodos 14h30-18h30 e 20h-21h30), e vão ter um formato híbrido que combina uma dinâmica de oficina de formação teatral com o ensaio.
As inscrições são limitadas a dez pessoas, e podem ser feitas até segunda-feira, dia 16 de setembro, pelo e-mail historiascomhpequeno@gmail.com ou telefone 968 712 784.