Macacos a conduzir uma mota, um babuíno tenor, uma tartaruga a fazer um gesto obsceno, um arganaz muito sorridente e um suricata a fazer a icónica pose de John Travolta são algumas das 82 fotos que a partir de amanhã vão estar expostas no Teatro-Cine de Pombal, para arrancar muitos risos.
“The Comedy Wildlife” é um projeto expositivo criado pela associação portuguesa Terra Esplêndida a partir do Prémio de Fotografia Comedy Wildlife (CWPA) que, desde 2015, premeia e celebra anualmente as melhores fotografias que captam animais selvagens em curiosos momentos de puro humor.
Além de proporcionar sorrisos, a organização do prémio e da exposição pretendem sensibilizar para a importância da conservação da vida selvagem, da sustentabilidade ambiental e da proteção das espécies ameaçadas.
“Quando virmos uma rã a ‘sorrir’, ou uma marmota a ‘dançar’, pensemos que os outros animais, tal como nós, devem poder celebrar a vida”, frisa Maria Ana Peixe Dias, professora de Ecologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.
Depois de ter passado por vários pontos de Portugal, a exposição chega agora a Pombal, naquela que, segundo Sónia Fernandes, chefe da Unidade de Cultura da autarquia, é a primeira exposição do projeto patente na região Centro.
“The Comedy Wildlife” fica patente em Pombal até 31 de dezembro, podendo ser visitada de forma gratuita entre terça-feira e domingo. Esta sexta-feira, dia 20, há visita guiada à exposição com Rui Pereira e Samir Menezes, da Terra Esplêndida, pelas 11 horas. A entrada é aberta a toda a comunidade.
Durante os próximos meses, o município de Pombal irá organizar mais visitas com diferentes grupos.
(Notícia corrigida às 17h04 de 19 de setembro de 2024, com a retificação do número de fotografias patentes na exposição, após correção feita pela própria autarquia de Pombal)