A Unidade de Reabilitação Cardíaca de Leiria comemorou este domingo, dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração com uma caminhada à beira-rio, que envolveu cerca de 130 pessoas.
A iniciativa, que tem decorrido nos últimos anos em Leiria, visou “mostrar o empenho” dos doentes cardíacos “no exercício físico cardiovascular conforme recomendado e incentivado” no âmbito do programa de reabilitação cardíaca implementado pela unidade de Leiria, refere o cardiologista Alexandre Antunes, coordenador da Unidade de Reabilitação Cardíaca.
Este ano, a ação integrou ainda o projeto nacional “Rehab for life – Passo a passo por um coração saudável”, dinamizado pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e pelo Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca (GEFERC) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC).
Objetivo? “Consciencializar os doentes cardíacos que integrem programas de reabilitação, familiares e amigos, bem como profissionais de saúde, para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares”, com ênfase no enfarte agudo do miocárdio.
Segundo Luísa Bento, coordenadora do GEFERC da SPC, “o nosso objetivo a médio e longo prazo é promover e perpetuar a prática de exercício físico para a vida, fazendo com que os doentes cardíacos o integrem no quotidiano”.
“A reabilitação cardíaca é um programa com foco na prevenção cardiovascular, que inclui na sua estrutura o exercício físico, sob supervisão e monitorização médicas, e uma vertente educacional, com o objetivo de modificar todos os fatores de risco. Contribui, assim, para a melhoria da qualidade de vida do doente cardíaco”, acrescenta, citada em comunicado.
As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Após um enfarte, o comportamento e os cuidados pós-enfarte são cruciais para a recuperação e prevenção de futuros problemas cardíacos.
Dois dias antes, na sexta-feira, a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) descerrou a placa que confirma a acreditação da Unidade de Reabilitação Cardíaca (URC) pela Sociedade Europeia de Cardiologia.
O momento integrou, por sua vez, o programa da cerimónia de agradecimento público a duas empresas por donativos efetuados à URC.
A sessão decorreu no Hospital de Santo André, com participação do cardiologista Alexandre Antunes, Ana Abreu, presidente da Associação Europeia de Cardiologia Preventiva, Filipe Carreira, administrador da Aqueciliz, Manuel Sobreiro, presidente do conselho de administração do Grupo CAC II, Licínio Carvalho, presidente do conselho de administração da ULSRL, e Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria.