A Escola Básica 2,3 Dr. Correia Mateus, em Leiria, foi assaltada este fim de semana, tendo sido levadas “algumas centenas de euros”, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA o diretor da escola, Jorge Dias.
“Havia uma porta arrombada que dá acesso do bloco administrativo ao exterior, aos campos, na parte traseira da escola”, zona a partir da qual os assaltantes terão tido acesso ao interior do edifício, explicou o responsável.
Depois de passarem a primeira porta, em alumínio, terão arrombado o acesso à secretaria, “através do balcão, que tem um estore em alumínio”. Foi nesta zona que acederam a dois cofres.
Segundo o responsável, um dos cofres não tinha bens de valor, mas o outro teria “algumas centenas de euros”, resultantes de projetos e atividades dos alunos ou sobras de visitas de estudo.
“Eles não conseguiram abri-lo através da parte da frente, mas através da parte de trás, da parede, conseguiram fazer um buraco no cofre”, deu conta a mesma fonte.
Além do dinheiro levado, haverá ainda danos materiais, como as portas arrombadas e os sistemas de alarme e videovigilância da escola, que não estão a funcionar, cujo valor está a ser contabilizado.
Jorge Dias mostrou-se surpreendido “por não haver estragos em termos de equipamentos informáticos”, não tendo sido levados computadores ou outros materiais multimédia que se encontravam naquela zona.
“Procuravam apenas dinheiro”, acrescentou.
Esta segunda-feira, 23 de setembro, as aulas decorreram normalmente, apenas com um atraso de 10 minutos à primeira hora (8h30), enquanto a PSP verificava se não havia danos nas salas de aulas.
“A zona afetada foi a administrativa: na secretaria, direção e outros gabinetes”, concluiu Jorge Dias, dando conta que foi apresentada uma queixa junto da PSP.