Vão ser cinco fins de semana repletos de partilha de informação sobre espeleologia e do património natural e cultural que existe na região e no país.
De 5 a 17 de novembro, o GPS – Grupo Proteção Sicó promove o 10.º curso de espeleologia Nível II, no Maciço Sicó-Alvaiázere, durante 10 dias repartidos por cinco fins-de-semana.
Em nota de imprensa, o GPS explica que o objectivo “do presente curso “é fomentar a prática da espeleologia em todo o carso nacional, com especial incidência no Maciço de Sicó-Alvaiázere, e sensibilizar os novos espeleólogos para a protecção e conservação do património natural e cultural”.
O curso segue as normas da FPE – Federação Portuguesa de Espeleologia e permite que o praticante efectue a “progressão autónoma em cavidade” e participe em trabalhos espeleológicos, quando integrado numa equipa.
O conteúdo programático é composto por uma componente teórica (18h) distribuída ao longo do curso que inclui temas, como a Geologia Cársica, Espeleo-génese, Segurança e Socorro, História da Espeleologia e Arqueologia, Material e Nós, Técnicas de Exploração, Climatologia, Ecologia, Bioespeleologia, Morcegos, passando ainda por Prospecção, Cartografia, Topografia e Organização de dados.
A componente prática também será muito forte, com 60 horas, e é focada nas Técnicas de Progressão Vertical e Horizontal e Segurança (com treinos em falésia e várias cavidades, incluindo grandes verticais), Prospecção, Topografia e Desobstrução.
No final, além da “tradicional lavagem do material”, são realizados os exames teóricos e práticos e avaliação.
O equipamento e material individual é disponibilizado pelo GPS e a inscrição inclui seguro de acidentes pessoais, manual, alojamento e certificado (emitido pela FPE).
A idade mínima para participar é de 15 anos e as inscrições estão a decorrer até 30 de setembro (informações e inscrições pelo email gps.sico@gmail.com ).