Quase 400 bombeiros estavam envolvidos, pelas 17h40, no combate às chamas de dois incêndios no distrito de Leiria.
Em Amor, concelho de Leiria, o alerta foi dado pelas 16h51, para uma zona de povoamento florestal, junto ao pavilhão da ADR Barreiros, e mobiliza, segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 97 elementos, com 25 veículos e três meios aéreos.
Mais para norte, em Pussos São Pedro, concelho de Alvaiázere, outro incêndio, também em zona de povoamento florestal, teve início pelas 15h48 e está a mobilizar 298 bombeiros, com 83 veículos. Estão ainda no local sete meios aéreos.
À agência Lusa, o presidente da Câmara de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, afirmou, pelas 17h30, que o fogo lavra em área florestal e não havia casas em perigo, embora reconhecesse que a situação “não está fácil”.
Pelas 17h20, a Autoestrada 13 (A13) foi cortada entre os nós de Alvaiázere e Cabaços, devido ao incêndio, disseram fontes da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da concessionária Ascendi.
Segundo a GNR, a A13 está cortada nos sentidos norte-sul e sul-norte entre aqueles dois nós.
Pelas 18h15, o incêndio, em povoamento florestal, em Pussos São Pedro, estava a ser combatido por 322 operacionais, apoiados por 93 veículos e cinco meios aéreos, de acordo com a página na Internet da ANEPC.