A Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei CCI) está a desenvolver o projeto International Business 2023-25, que promove a competitividade e capacidade exportadora das Pequenas e Médias Empresas das fileiras casa, escritório e automóvel, com um financiamento de 7,3 milhões de euros.
A execução desta iniciativa estende-se até final de abril de 2025 e contempla ações como participações coletivas em feiras internacionais, missões empresariais, ações de e-commerce e transformação digital, e campanhas de marketing internacional.
O projeto International Business é financiado pelo Portugal 2030, no âmbito do Programa Inovação e Transição Digital, no montante de 7,374 milhões de euros, dos quais 3,997 milhões são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, explicou esta semana a Nerlei CCI, a propósito de uma nova presença internacional.
Pela quarta vez consecutiva, a Nerlei CCI organiza a participação de empresas nacionais na Automechanika, uma feira de peças, componentes e acessórios para automóveis, que decorre de 10 e 14 de setembro, em Frankfurt, Alemanha.
A Automechanika “é a principal feira mundial para a indústria automóvel. Nenhum outro evento abrange de forma tão completa toda a cadeia da reparação automóvel. No certame são apresentados produtos em todos os sectores relevantes, dos componentes à lavagem, às estações de serviço, soluções informáticas e serviços, acessórios e tunning”, explica a associação empresarial.
“Esta feira – que se realiza de dois em dois anos – é considerada uma plataforma importante para a realização de negócios e transferência de conhecimentos tecnológicos, procurando mostrar a cadeia de valor acrescentado numa perspetiva B2B [negócios entre empresas]. Com participantes de 175 países afirma-se como o ponto de encontro internacional mais importante para esta indústria”, acrescenta.
As empresas que integram esta participação são a KROFtools – Professional Tools, de Barcelos, com atividade ligada às ferramentas para o sector automóvel; a DGA – Comércio e Indústria, do Porto, dedicada à fabricação de auto-paraventos e comercialização de acessórios de automóveis; a Hispanor – Produtos Industriais, de Braga, de comércio de produtos industriais para o sector automóvel; a Turboclinic, de Coimbra, fabricante de equipamentos de reparação de turbos, e a R3D, da Covilhã, fabricante de tapa-sóis, peças e acessórios.