Os trabalhos da reunião ordinária da Assembleia Municipal de Leiria decorriam, ontem à noite, normalmente, até ser detetada a presença de um animal na sala.
Quando o deputado municipal Luís Paulo Fernandes (Chega) se preparava para intervir, um burburinho começou a soar na sala do Teatro Miguel Franco. Tratava-se de um rato que esteve, durante alguns minutos, na sala e despertou a atenção dos presentes.
O deputado municipal do Chega começara a introduzir o tema que o levou a intervir, sobre o tema da segurança na cidade de Leiria, mas o momento acabou por ser interrompido, com alguns risos e piadas deixadas pelo meio: “ele [rato] veio para ouvir” Luís Paulo Fernandes, disse António Sales, ou que, na ausência de deputados do PAN na AML, o rato decidiu também participar.
Minutos depois, quando o presidente Gonçalo Lopes se preparava para responder a questões colocadas pelos deputados, o animal voltou a aparecer, atravessando a zona da assistência, em direção à porta de saída, o que provocou nova interrupção dos trabalhos, já que alguns dos elementos que compõem a AML se levantaram dos lugares.
O animal acabou por prosseguir o seu caminho, quando os técnicos do município abriram uma porta de saída de emergência e o roedor seguiu para a rua.