Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Saúde

ULS de Leiria abriu concurso para 51 médicos de família. Conseguiu apenas contratar 10

Neste último concurso, ficaram por preencher, entre outras vagas, as sete consideradas carenciadas na área da região de Leiria.

A maioria dos médicos já começou a trabalhar, devendo os restantes iniciar funções em breve.

Das 84 vagas abertas nos concursos lançados em agosto para a contratação de médicos na Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL), apenas 23 foram preenchidas.

Segundo informação da ULSRL, foram colocados dez médicos de família num conjunto de 51 vagas disponíveis. Três ficaram afetos à Unidade de Saúde Familiar (USF) Semear, da Marinha Grande, dois à USF Pedro e Inês e um à USF Santa Maria da Benedita (Alcobaça).

Os restantes quatro irão prestar serviço no pólo de Parceiros da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Campos do Lis e na USF D. Diniz (Leiria), na USF Global (Nazaré) e na USF Aire e Candeeiros (Porto de Mós).

Excetuando uma UCSP, os candidatos privilegiaram colocações em USF, tendo ficado por preencher, entre outras vagas, as sete consideradas carenciadas no concurso relativo à ULSRL, nomeadamente as USCP Norte, Cidades e as Serras, Flor do Liz e Lapedo (Leiria), Atlântica (Marinha Grande), Ourém e Vale do Arunca (Pombal).

Foi ainda possível contratar um médico de Saúde Pública, para uma das duas vagas disponíveis.

Quanto às 31 vagas hospitalares, a ULS conseguiu contratar 12 especialistas, entre os quais dois cirurgiões, dois pneumologistas, dois psiquiatras, um hematologista, um oftalmologista, um ortopedista, um patologista clínico, um pediatra e um radiologista.

Ficaram por preencher vagas em medicina interna (três); em pediatria, anestesiologia, neurologia e oncologia médica (duas cada); e em ortopedia, patologia clínica, endocrinologia e nutrição, ginecologia/obstetrícia, medicina física e reabilitação, medicina intensiva, otorrinolaringologia e reumatologia (uma cada).

Ainda segundo a ULS, a maioria dos médicos já começou a trabalhar, devendo os restantes iniciar funções em breve.

Dado o encerramento do referido concurso, “a ULSRL encontra-se a desenvolver procedimentos de contratação em função da disponibilidade de médicos”, esclarece a administração em resposta ao REGIÃO DE LEIRIA.

Bolsa para cativar médicos

Entretanto, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) aprovou uma bolsa de formação com um valor global de 25 mil euros, destinada a médicos de família, para estimular a fixação destes especialistas.

Segundo o regulamento, podem ser financiados cursos de formação com uma carga horária de 150 horas ou mais em estabelecimento de ensino superior conducente ou não conducente a grau académico, em sociedades científicas protocoladas com a CIMRL e em centro de formação certificado, bem como outros eventos ou ações formativas.

“As formações objeto de financiamento podem ocorrer em Portugal ou no estrangeiro”, sendo que “cada formação será financiada até um máximo de 2.500 euros por ano”, podendo ser “selecionados cinco até um máximo de 10 projetos elegíveis”.

Na reunião da CIMRL, realizada dia 10, em Porto de Mós, os autarcas decidiram também criar um prémio regional de investigação de igual valor, orientado para especialistas hospitalares, em particular nas áreas de maior carência dos hospitais de Leiria, Alcobaça e Pombal, em articulação com a ULSRL e a Ordem dos Médicos de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados