O Acaso traz mais duas peças para Leiria descobrir este fim de semana, no programa da 29ª edição.
Sábado, dia 19 (21h30, 12,5 euros, M16) depois do adiamento no ano passado, “O meu amigo H” sobe ao palco do Teatro José Lúcio da Silva para recordar a relação entre o ditador alemão Hitler com as figuras do capitalista Gustav Krupp, do sindicalista Gregor Strasser e do militar Ernst Röhm – que culminou com a tristemente célebre “Noite das Facas Longas”, em 1934.
O texto é um original do japonês Yukio Mishima, adaptado por Albano Jerónimo (que também interpreta) e Cláudia Lucas Chéu, que se afastam do contexto histórico original para convidarem a uma reflexão sobre a intolerância e o ressentimento que, mais uma vez, se faz sentir nas democracias atuais.
No domingo, dia 20 (21h30, 6 euros, M12), é o Art’Imagem que apresenta no Teatro Miguel Franco uma peça descrita como “uma comédia áspera e azeda”.
Em “Espécies Lázaro”, quatro personagens masculinas de diferentes origens e condições encontram-se num mesmo lugar, sem ter, aparentemente, nada em comum. Aí, num espaço arrasado pelo fogo, os quatro descobrirão um sentido comum que fará mover todas as suas certezas…