A despedida do terceiro Ágora chega neste fim de semana com mais dois dias recheados de propostas.
Já no sábado, dia 5 (16h), o grupo 6 Violas presta homenagem a José Mário Branco, numa viagem de inquietação que promete enquadramento inédito e uma fuga aos padrões convencionais.
Depois, Romeu Bairos traz a Leiria a reinterpretação de cantares tradicionais açorianos, com instrumentos como a icónica viola de dois corações.
A fechar o dia, o castelo recebe a visita do britânico Alabaster DePlume , saxofonista, compositor, poeta, ativista e voz inspiradora contra a desumanidade quotidiana.
O domingo é dedicado sobretudo aos mais novos, com o espetáculo “Micro Micro Coisas” a abrir o dia (15h), numa incursão no universo do mínimo, para uma reflexão sobre o que não se vê.
“Pássaros e cogumelos” (16h) é mais uma aventura da pianista Joana Gama pela beleza da natureza e o resultado é um espetáculo sobre amizade, ajuda, música, curiosidade e outras coisas.
Este Ágora termina em festa com as Ninfas do Lis a cantarem Zeca Afonso, espreitando um pouco do próximo disco do coro de Leiria. A acompanhar as 30 coralistas, estará Inês Costa, que tem o pseudónimo artístico Inês Apenas.
Durante estes dois dias, e ao longo deste mês de outubro, importa também descobrir “Três luzes acenderam ao mesmo tempo em três janelas diferentes”, uma instalação multidisciplinar do músico Noiserv e do iluminador Berto Pinheiro.
A entrada nas atividades está incluída no bilhete normal de entrada no castelo (2,10 euros), mas os habitantes do concelho de Leiria têm entrada livre mediante apresentação de comprovativo de morada e Cartão do Cidadão.