A Base Aérea Nº 5, em Monte Real, mudou de comandante esta sexta-feira, no dia em que comemorou 65 anos de atividade. O coronel Luís Silva, que sucede no cargo a Manuel Dionísio, tomou posse numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Cartaxo Alves.
Assumindo que estas funções são “um sonho tornado realidade”, o novo comandante afirmou, citado numa nota de imprensa, que pretende honrar os 65 anos de história da unidade, que considera “um baluarte na defesa dos céus de Portugal e um exemplo notável de bem-servir a nação”.
Natural do Porto, Luís Frutuoso da Silva ingressou no curso de Ciências Militares Aeronáuticas da Academia da Força Aérea em 1994, na especialidade de Piloto-Aviador.
Colocado na Base Aérea Nº 5 em 2005, passou pela Esquadra 201 – “Falcões” e pela Esquadra 301 – “Jaguares”, tendo ainda ocupado o cargo de comandante do Grupo Operacional entre dezembro de 2018 e outubro de 2020. Até outubro deste ano, desempenhou funções de comandante do Corpo de Alunos da Academia da Força Aérea.
Entretanto, no âmbito das comemorações do 65º aniversário da BA5 e dos 30 anos de operação dos caça F-16 em Portugal, o Teatro José Lúcio da Silva tem patente a exposição fotográfica “F-16, 30 anos a servir Portugal”. A mostra pode ser visitada gratuitamente até 10 de outubro.