Estão abertas as inscrições para as quartas Jornadas Internacionais de Etnografia – Leiria, que este ano acontecem nos dias 16 e 17 de novembro, na Caranguejeira, com extensão às Chãs no último dia.
Criadas para aprofundar o estudo da etnografia, promovendo a troca de conhecimentos e práticas, as Jornadas Internacionais de Etnografia são organizadas pelo município de Leiria, através do Agromuseu Municipal Dona Julinha.
Nesta edição, investigadores e especialistas de seis países marcam presença na Caranguejeira, onde também vão estar representadas instituições académicas e culturais nacionais e internacionais.
Entre as 9 e as 17 horas de sábado, dia 16, no Centro Social e Paroquial da Caranguejeira, em Leiria, debatem-se vários temas, como relacionados com as tradições, tendências e capacidades culturais dos povos. Por exemplo, o saber-fazer, trajos ucranianos, o contrabando de volfrâmio na raia, a construção de instrumentos tradicionais brasileiros, os casos particulares do Museu de Penamacor e do Museu Etnográfico da Região do Vouga, o sagrado na cidade de Tenochtitlán, em território hoje do México, rios com história ou o projeto “Poética na eira”, da Casa da Cultura da Maceira.
No domingo, é apresentado no auditório das Chãs o projeto e CD “Ser popular com o popular”, num espetáculo com participação da Filarmónica das Chãs, Coral Calçada Romana e Rancho de Geraldes.
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória até ao dia 10 de novembro, através do e-mail jieleiria@gmail.com.
Programa: