A Casa Amarela, na Maceira, é a primeira paragem de “Memória do sonho”, exposição itinerante de arte contemporânea que vai percorrer as freguesias e uniões de freguesias de Leiria nos próximos meses. A inauguração é este sábado, dia 26 (16 horas), e marca o arranque do projeto “Juntar.te – A arte contemporânea percorre o concelho de Leiria”.
Ao todo, a exposição conta com 12 obras de arte que integram a coleção do município e que são da autoria de André Tecedeiro, José Luís Tinoco, Maria João Franco, Abílio Febra, Hirondino Pedro Duarte, Maria Sassetti, José Varatojo, Horácio Borralho, Maria Kowalski, Miguel Rondom e Takafumi Kijima.
De acordo com o município, “Juntar.te” é produzido pelo Banco das Artes Galeria e surge no âmbito da criação do Centro de Artes Villa Portela, novo espaço da cidade que será dedicado à arte contemporânea, ainda sem data de inauguração anunciada.
O projeto pretende proporcionar à população das freguesias “a fruição de obras artísticas fora dos espaços expositivos convencionais”, através da exibição de obras de pintura e escultura de diversas correntes e períodos, procurando uma “abordagem acessível e inclusiva da arte contemporânea”, avança a autarquia em comunicado.
“Memória do sonho” fica patente em cada freguesia durante três meses e vai incluir oficinas dirigidas ao público infantojuvenil, para “estimular o pensamento crítico sobre temáticas artísticas no quadro do contexto expositivo”.
A exposição pode ser visitada na Casa Amarela aos sábados e domingos, no horário entre as 15 e as 18 horas.