Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

Conferência em Leiria: Europa quer financiar sectores que ajudem a cumprir os princípios ESG

A conferência “ESG: Economia Sustentável” resultou de uma parceria entre a Caixa de Crédito de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei-CCI) e o jornal REGIÃO DE LEIRIA

“A primeira preocupação da União Europeia com os investidores”, no âmbito dos indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa (ESG), “é saber para onde direcionar o fluxo financeiro”, afirmou esta quarta-feira, dia 2, em Leiria, a ex-ministra da Agricultura, Assunção Cristas, durante a conferência “ESG: Economia Sustentável”.

A atual sócia da VdA – Vieira de Almeida Sociedade de Advogados e responsável pela Plataforma de Serviços Integrados ESG, adiantou que o “grande objetivo é canalizar o dinheiro para os sectores que podem ajudar a atingir os objetivos climáticos e ambientais”.

“A União Europeia procura saber qual é a pegada ambiental das empresas, o seu consumo de recursos, a igualdade de género e as políticas de conciliação entre trabalho e vida familiar”, referiu Assunção Cristas, explicando que “esta informação é útil para consumidores, concorrentes e para o talento que procura conhecer em que tipo de empresa quer trabalhar e como pode ter um impacto positivo”.

A conferência “ESG: Economia Sustentável” resultou de uma parceria entre a Caixa de Crédito de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria (Nerlei-CCI) e o jornal REGIÃO DE LEIRIA.

A sessão de abertura contou com a participação de António Poças, presidente da Nerlei-CCI, e José Varela, administrador da Caixa de Crédito de Leiria.

Entre os oradores, Paula Cayolla Trindade, investigadora e docente, abordou “A Sustentabilidade na Contratação Pública”, e Pedro Resende, cofundador da OWLplaces, apresentou o tema “Financiamento Sustentável de Edifícios e Propriedades”.

A COO e cofundadora da C-More, Carina Abreu, analisou a sustentabilidade como um “imperativo estratégico” para as PME, focando na competitividade, conformidade legal e acesso aos mercados globais.

A seguir, uma mesa-redonda contou com a participação de Júlio Marto, diretor de produção e qualidade do Grupo Martos, Telma Gonçalves, CFO da NOV Automóveis, Elisa Gaspar, diretora-geral da Natureza Verde – Gestão de Resíduos, Lda, e Carolina Almeida Cruz, CEO e cofundadora da C-More.

A conferência terminou com uma intervenção de Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria.

O jornal REGIÃO DE LEIRIA pública na próxima edição de quinta-feira, dia 10, uma reportagem especial sobre esta conferência, que apresentará as ideias centrais de cada um dos intervenientes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.