Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

Conferência na Maceira avalia crise da habitação

Iniciativa organizada pelo REGIÃO DE LEIRIA está marcada para 17 de outubro na Fábrica Secil, na Maceira, concelho de Leiria.

A crise habitacional é o tema de uma conferência intitulada “Habitação: Desafios e Soluções”, marcada para quinta-feira, dia 17, na Casa do Pessoal da Fábrica Secil, na Maceira, concelho de Leiria.

A conferência, organizada pelo jornal REGIÃO DE LEIRIA, em parceria com a Secil, conta com a presença de especialistas de diferentes áreas, que vão debater a atual situação do mercado habitacional e apontar soluções sustentáveis.

O programa inclui intervenções de oradores como Fernando Ferreira Santo, em representação da Ordem dos Engenheiros (tema: “Como chegámos a esta crise e quais as soluções”) e Liliana Moniz, vice-presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Arquitetos (“Des-construir o problema da habitação”).

Entre os temas a discutir estão a sustentabilidade na construção, com a participação de Luís Neves, professor do Politécnico de Leiria e investigador no INESC Coimbra (“Desafios da sustentabilidade na construção”) e de Vítor Vermelhudo, coordenador técnico da Secil Betão (“Betão e Argamassas: parceiros ou inimigos da sustentabilidade?”).

Em destaque estará também a apresentação de programas concretos e testemunhos sobre soluções habitacionais, bem como as propostas dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, através de uma intervenção do seu 1º secretário executivo, Paulo Batista Santos.

A conferência, com início às 14h30, conta com a participação de Nuno Maia, diretor de comunicação da Secil, na sessão de abertura. Tem o alto patrocínio da Secil, patrocínio da BioSmart, da Profitinta e o apoio da Deltalux, Prilux, Háobra e Celeiro do Móvel. A entrada é gratuita, sendo necessária inscrição através do email marketing@regiaodeleiria.pt ou pelo formulário.

Segundo o Eurostat, entre 2010 e 2022 os preços das casas subiram 47% e das rendas 18%, o que demonstra a dimensão da crise da habitação na União Europeia. As despesas com a casa representam 20% do rendimento disponível.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados