A crise habitacional é o tema de uma conferência intitulada “Habitação: Desafios e Soluções”, marcada para quinta-feira, dia 17, na Casa do Pessoal da Fábrica Secil, na Maceira, concelho de Leiria.
A conferência, organizada pelo jornal REGIÃO DE LEIRIA, em parceria com a Secil, conta com a presença de especialistas de diferentes áreas, que vão debater a atual situação do mercado habitacional e apontar soluções sustentáveis.
O programa inclui intervenções de oradores como Fernando Ferreira Santo, em representação da Ordem dos Engenheiros (tema: “Como chegámos a esta crise e quais as soluções”) e Liliana Moniz, vice-presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Arquitetos (“Des-construir o problema da habitação”).
Entre os temas a discutir estão a sustentabilidade na construção, com a participação de Luís Neves, professor do Politécnico de Leiria e investigador no INESC Coimbra (“Desafios da sustentabilidade na construção”) e de Vítor Vermelhudo, coordenador técnico da Secil Betão (“Betão e Argamassas: parceiros ou inimigos da sustentabilidade?”).
Em destaque estará também a apresentação de programas concretos e testemunhos sobre soluções habitacionais, bem como as propostas dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, através de uma intervenção do seu 1º secretário executivo, Paulo Batista Santos.
A conferência, com início às 14h30, conta com a participação de Nuno Maia, diretor de comunicação da Secil, na sessão de abertura. Tem o alto patrocínio da Secil, patrocínio da BioSmart, da Profitinta e o apoio da Deltalux, Prilux, Háobra e Celeiro do Móvel. A entrada é gratuita, sendo necessária inscrição através do email marketing@regiaodeleiria.pt ou pelo formulário.
Segundo o Eurostat, entre 2010 e 2022 os preços das casas subiram 47% e das rendas 18%, o que demonstra a dimensão da crise da habitação na União Europeia. As despesas com a casa representam 20% do rendimento disponível.