Há muito para ver entre esta sexta-feira e domingo no festival Acaso, que junta várias propostas para famílias – e não só -, num circuito entre o Teatro Miguel Franco e o Mercado de Santana.
Por estes dias há quatro espetáculos que chegam a Leiria via Espanha, um vem da Colômbia e um outro viaja desde a Estónia, onde vive atualmente o manipulador de fogo australiano Chris Blaze, premiado sete vezes a nível internacional.
É a grande festa do circo contemporâneo, mimo, clown e marionetas no Acaso, que arranca já na tarde de sexta-feira, dia 4, com o palhaço moderno imaginado por Francis J. Quirós: divertido, brincalhão, curioso, inteligente e desajeitado.
A última etapa desta maratona é no domingo à noite, dia 6, às 21h30, com “Super-herói”, da companhia espanhola El Perro Azul, um notável trabalho de marionetas com máscara, apresentadas por um só ator-manipulador.
Pelo meio desta maratona, no sábado, dia 5, o festival do grupo “O Nariz” dá um salto até à Batalha, para apresentar no Auditório Municipal (15h, entrada livre) “Anton, o rato do circo”, um espetáculo de marionetas de mesa, atores, teatro de sombras e bolas de sabão gigantes da companhia Marimbondo.
Programa
4 de outubro
Mercado de Santana, 18h30 (entrada livre) – “Cucko in love”, de Francis J. Quirós (Espanha), clown. “Francis aposta no teatro gestual e na linguagem cénica universal, através de clown contemporâneo. Apresenta-se como Cucko, um personagem concebido para todos os públicos. É divertido, brincalhão e curioso, inteligente e desajeitado ao mesmo tempo, bruto mas carinhoso, valente e assustado. Cucko podes ser tu ou até o teu cão”.
Teatro Miguel Franco, 21h30 (6 euros) – “Los secretos de la piedra”, Alúa Teatro (Espanha), multidisciplinar. “Um espetáculo sensorial multidisciplinar, que combina luz, vídeo, marionetas e sombra, pintura e música ao vivo, através o qual poderá descobrir as manifestações artísticas da Siega Verde. A Zona Arqueológica de Siega Verde, declarada Património Mundial em 2010 como extensão do Vale do Côa, localiza-se nas margens do rio Águeda, cerca de 15 kms a jusante de Ciudad Rodrigo e a fronteira com Portugal. É um lugar especial, escolhido para arte rupestre pelas comunidades de caçadores-recolectores pré-históricos por permitir atravessar o rio e ser um ponto privilegiado de controlo e observação dos animais que vinham saciar a sede”.
5 de outubro
Teatro Miguel Franco, 18h (6 euros; M7) – “La Extraordinaria”, companhia eLe (Espanha), marionetas. “‘La Extraordinaria’ é algo difícil de definir. O que a princípio é visto com o que parece ser uma residência simples de pessoas com idade maior, atrás das suas paredes, esconde-se uma realidade para além do que é comum. Um espaço autogerido em que vivem pessoas muito diversas, que tentam encontrar um lugar onde se cuidem e vivam, sem mais ninguém que lhes diga como fazer isso. Um lugar onde ser gente mais velha não significa renunciar, esquecer quem eles são e eram e, muito menos adequado a um imagem predefinida, de como deveriam ser. Bem-vindo ao Extraordinário!”
Mercado de Santana, 21h30 (entrada livre) – “The Fire Ninja”, Chris Blaze (Austrália), circo. “Chris Blaze tornou-se ‘The Fire Ninja’ pela primeira vez em 2012. Nascido e criado em Sydney/Austrália, reside actualmente na Estónia com à sua família. Antes de se tornar um artista, Chris cresceu de uma forma muito difícil, montava touros e era cowboy. Trabalhou na construção, o que lhe permitiu adquirir um talento único para manipulação de fogo e uma incrível tolerância a chamas extremamente quentes. Galardoado com 7 prémios internacionais”.
6 de outubro
Mercado de Santana, 11 h (entrada livre) – “Sombras”, Teatro Só (Portugal), teatro mimo em andas. “‘Sombras’ propõe uma reflexão sobre o mundo emocional de uma vítima de violência doméstica e pretende ser uma abordagem intimista, anterior ao exame moral, fazendo do público testemunha involuntária daquilo que não tem lugar na rua: o desconsolo e o desespero de uma vítima. A abordagem de um tema tão delicado como este num ambiente de espetáculo de rua, executado em andas e com um exuberante guarda-roupa é também o exorcismo de um velho tabu, de que ‘entre marido e mulher não se mete colher’. Uma reflexão sobre as emoções de uma vítima de violência doméstica”.
Mercado de Santana, 18h (entrada livre) – “ARA”, Andrea Rios Companhia (Colômbia), circo. “‘ARA’ é um espetáculo de circo contemporâneo que funde a linguagem teatral com a dança, juntamente com técnicas de acrobacia aérea (multicordas e suspensão capilar). Uma experiência sensorial entre a força feminina, o voo e a poesia do movimento”.
Teatro Miguel Franco, 21h30 (6 euros; M7) – “Super-herói”, El Perro Azul (Espanha), teatro de marionetas e máscara. “Um jovem sonhador, que mora com a sua avó, recebe a visita do técnico da electricidade que lhes corta o fornecimento de energia por falta de pagamento. Este acontecimento desencadeia uma aventura maravilhosa, na qual o jovem luta para recuperar a luz. O técnico surge-nos como um vilão capaz de raptar a sua avó e roubar a luz do planeta. O menino ganha poderes graças à pedra da luz que a sua avó lhe deixou escondida. As luzes da rua trazem consigo uma bailarina sensual, a qual também dará um elemento de poder ao jovem para este conseguir derrotar o vilão numa última luta, resgatar a sua avó e voltar para a realidade da casa, despertando, assim, do sonho”.