Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Fólio: Camões e Abril inspiram a edição mais vasta de sempre do festival da literatura em Óbidos

Arranca hoje a 9ª edição do Fólio, que até 20 de outubro leva 600 iniciativas à vila de Óbidos, desde conversas com escritores a oficinas, exposições e concertos.

Mia Couto, Ricardo Araújo Pereira e Gonçalo M. Tavares são alguns dos convidados do Fólio 2024

É a mesma inquietação, a mesma dificuldade em escolher um livro que se sente ao entrar numa biblioteca ou numa livraria, que a programação do Fólio 2024 propõe. No total, são 600 iniciativas espalhadas pela vila de Óbidos, naquela que é a edição “mais vasta de sempre” do festival literário, frisa o autarca Filipe Daniel.

Entre 14 mesas de autor, oito concertos, 27 exposições, lançamentos de livros, oficinas, tertúlias, masterclasses, seminários, há muitas propostas para toda a família, entre hoje e 20 de outubro. Inquietação é o tema desta edição, que procura celebrar 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões e meio século de Democracia.

A programação arranca esta quinta-feira, dia 10, com a inauguração oficial do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos pelas 16h30, na entrada da vila. Ao longo de 11 dias, as atividades repartem-se por diferentes espaços, desde a Escola Josefa de Óbidos à Livraria de Santiago. Este ano, o Convento de São Miguel, nas Gaeiras, acolhe pela primeira vez atividades do Fólio e há ainda uma “Carrinha do Desassossego”, que vai levar 19 iniciativas a todo o concelho, em modo itinerante.

No Fólio Autores, o convite da organização é para discutir as mais variadas inquietações da Humanidade, nomeadamente a pobreza, a condição da mulher, as migrações, a luta de classes, o racismo estrutural, o amor e as influências culturais. Romancistas, poetas, contistas, ensaístas e historiadores integram as várias conversas do Fólio.

Rui Couceiro, Ricardo Araújo Pereira, Frederico Corado, Lauro António, Raquel Costa, Gonçalo M. Tavares, Mia Couto, Andrey Kurkov, Eleanor Cotton e Anna Kim são alguns dos autores que marcam presença no festival. Destaque ainda para a ida de escritores ao Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.

No âmbito da celebração dos 500 anos do nascimento de Camões, António Fonseca irá apresentar “Os Lusíadas como nunca os ouviu” no Convento de São Miguel, no dia 15. Maria Aparecida da Costa e Anabela Rita vão estar à conversa na Casa José Saramago, dia 12, também sobre Camões.

A programação contempla ainda a exposição “O rosto de Camões”, patente no piso 1 do Museu Municipal de Óbidos. Música também não vai faltar no festival. A cantora portuguesa de jazz Maria João é uma das convidadas e irá entoar “Canções de amor em Abril” este sábado, na praça da Criatividade. Programa completo aqui.

Destaques dos próximos dias

11 de outubro
S.A.Marionetas apresenta o livro “25 anos a trabalhar para o boneco”, na Casa José Saramago (16h30)

12 de outubro
Ana Zannatti apresenta a obra “As trapezistas” na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (15h15)

Mesa redonda “Camões 500 Anos – Cidadania da Língua (10 ideias para um futuro descolonizado)” no Museu Municipal de Óbidos (16h)

Conversa “Estamos na Era dos Extremismos?” com Rui Tavares, Bernardo Pires de Lima e Daniel Oliveira (19h)

13 de outubro
Adélia Carvalho, Marta Madureira e Afonso Cruz falam sobre “a ilustração e a liberdade de mudar e decidir”, na Galeria Nova Ogiva (16h)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.