Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

“Insónia” de Fernando Mendes abre programação de outubro em Ourém

Além da comédia interpretada pelo apresentador de “Preço Certo”, este mês há concerto de Manel Cruz, cinema, dança, teatro e uma experiência intergeracional a fechar outubro.

Fernando Mendes (o do “Preço Certo”) sobe ao palco do Teatro Municipal de Ourém (TMO) para encarnar Custódio Reis, um vendedor de vinhos que bebe quase tanto quanto vende. A vida não lhe corre bem, tanto a nível de finanças como com a família, até que uma noite, em vez de ressonar, perde o sono e põe-se a pensar na vida…

“Insónia”, um espetáculo para brincar com coisas sérias, abre esta quinta-feira, dia 3, a programação de outubro do TMO, com uma comédia que começa às 21h30 (entradas: 12,5 euros).

Depois, a programação estende-se a várias escolas do concelho, com “Todas as coisas extraordinárias ! Every Brilliant Thing”, com interpretação de Joana Pupo (versão portuguesa) e Jaime Mears (versão inglesa).

Apresentado a toda a comunidade escolar entre os dias 7 e 9 de outubro, o espetáculo aborda temas como a depressão e o suicídio e o seu impacto junto dos jovens e famílias, com uma mensagem de esperança.

Com assinatura da associação Albardeira, regressam a Ourém os ciclos de cinema, sempre às 21 horas de terça-feira (bilhetes a 3 euros). O novo ciclo tem como tema “O papel principal é o meu” e dá destaque a alguns grandes papéis da história do cinema.

Para os dias 8, 15, 22 e 29 estão agendados os filmes “Um Dia de Cão” (1975, Sidney Lumet), Noite de Estreia” (1977, John Cassavetes), “Mishima” (1985, Paul Schrader) e “Pearl” (2022, Ti West), em que é evidenciado “o crime bem intencionado de Al Pacino, a decadência gloriosa de Gena Rowlands, a megalomania de Ken Ogata e a ambição tresloucada de Mia Goth”, destacam os programadores.

Um dos destaques maiores deste mês em Ourém é o espetáculo de Manel Cruz. Mentor de projetos como Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido, Pluto e Supernada atua no TMO no dia 11 de outubro (21h30, 10 euros), no âmbito da digressão “Cru”.

No TMO também há lugar à dança com “Reload – Nenhum lugar é, sem génio…”, de Yola Pinto. Será um momento para (re)pensar as relações humanas entre o homem, deste com a natureza ou as consequências do contínuo progresso. É no dia 18 de outubro (21h30, 5 euros).

De volta a palco está o Festival de Teatro Amador Cenourém 2024, agora, com o Grupo de Teatro ASPAS – Associação de Pintores Anti-Stress de Fátima, que interpretam no dia 19 (21h30, 4 euros) “Vamos a tempo, avô?”.

O TMO volta também a revelar-se casa de cruzamentos, agora com o espetáculo “Cruzeta”, um projeto da companhia Cem Palcos, que convoca elementos do Rancho Folclórico “Os Moleiros da Ribeira” e da Associação Social e Cultural de Fontaínhas.

O resultado é apresentado a fechar o mês, no dia 31 (21h30, 5 euros), prometendo-se “uma verdadeira experiência intergeracional que expõe a interdependência como uma característica fundamental da existência humana”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados