A última prova da Taça da Europa de Bajas foi hoje cancelada pela organização, o que faz do leiriense João Ferreira o novo campeão da Europa de todo o terreno.
A Baja Troia, na Turquia, estava agendada para os próximos dias 7 a 10 de novembro, mas a ausência de pilotos com nomes sonantes inscritos na prova, levou ao cancelamento do evento, explicou a organização em comunicado.
Uma vez que João Ferreira terminou a penúltima etapa, em Reguengos de Monsaraz, na liderança da Taça da Europa, com o campeonato concluído, o piloto pode celebrar a conquista, juntamente com o seu navegador Filipe Palmeiro.
João Ferreira repete assim uma conquista que já tinha alcançado em 2022, na altura, com David Monteiro.
Ao longo desta temporada, o jovem piloto, de 25 anos, venceu a Baja TT Dehesa Extremadura, competição organizada pela FIA, triunfando na primeira ronda realizada em Espanha.
Em julho, a dupla terminou a Baja Itália na 7.ª posição da geral, devido a um problema durante o primeiro sector seletivo da prova, apesar de terem vencido o segundo e terceiros sectores da prova italiana.
Nova vitória aconteceu em agosto, na Baja Hungria, onde João Ferreira já tinha estado no pódio em 2022, o que aumentou a vantagem da equipa na Taça da Europa.
Melhor do que duas são três vitórias e sobretudo quando tal acontece em “casa”. A 36.ª edição da Baja TT Sharish Gin – Reguengos de Monsaraz – Mourão, a única etapa portuguesa da FIA European Cup for Cross-Country Bajas, teve como vencedor o piloto leiriense, o que permitiu, na altura, reforçar a liderança na Taça da Europa, que acabou por se concretizar na conquista do troféu.