“Assumir a equipa principal é muito fácil, qualquer pessoa que estivesse aqui faria certamente um bom trabalho. O meu percurso no Sporting começou há muito tempo, mas também nós, staff técnico, crescemos muito a nível mental nesta semana. (…) Obviamente para mim é um dia diferente, mas como disse é muito fácil estar nesta posição com o grupo que temos”. As declarações são de João Mateus, técnico que, na última semana, assumiu, de forma interina, a liderança da equipa de futebol feminino do Sporting, após a saída de Mariana Cabral.
O treinador, de 29 anos, é natural do Juncal, concelho de Porto de Mós, e está desde 2021/2022 no clube leonino. Na primeira temporada integrou a equipa técnica como analista, desempenhando desde 2022/2023 as funções de adjunto, sempre com Mariana Cabral no comando.
Antes, trabalhou no SCL Marrazes, como adjunto de Carlos Ribeiro. Enquanto jogador, o avançado alinhou na ACR Maceirinha e na AD Portomosense.
Depois de três derrotas consecutivas, duas contra o Real Madrid, a contar para a Liga dos Campeões feminina, e uma com o Benfica, para o campeonato, a equipa regressou às vitórias, na última jornada da I Liga feminina, ao vencer o Torreense por 2-0.
A nova equipa técnica do Sporting foi conhecida na segunda-feira e será liderada por Micael Sequeira, desconhecendo-se quais as funções que João Mateus passará a desempenhar no projeto.
Ainda assim, o treinador aproveitou a sua estreia e primeira vitória no comando para “elogiar a resposta das jogadoras dentro de campo”, garantindo que o foco do plantel “está apenas e só em vencer sempre”: “Acho que isso ficou bem espelhado hoje pela forma como jogámos”.